Primeira turma de agricultura volta a Ponte de Lima 30 anos depois

ponte de lima

O regresso dos 33 alunos que integraram a primeira turma do então curso de Agricultura à Escola Superior Agrária (ESA) de Ponte de Lima vai marcar, no dia 9 de dezembro, as comemorações dos 30 anos daquele estabelecimento de ensino superior.

De acordo com fonte do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), os primeiros alunos, «agora com idades entre os 40 e os 45 anos de idade, foram localizados e convidados, pela direção da ESA a participar no programa comemorativo daquela data». 

Segundo a mesma fonte, os antigos alunos, «são maioritariamente dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, e estão todos empregados na área de agronomia, ou em áreas relacionadas com a formação académica». 

Além dos alunos da primeira turma do antigo curso superior de Agricultura, a direção da ESA «encontrou e convidou o primeiro presidente da associação de estudantes para, juntos comemorarem os 30 anos da escola e debaterem o futuro da instituição e dos seus atuais alunos». 

«Os momentos que compõem a história da escola vão ser partilhados pelos protagonistas do passado com os protagonistas do futuro», sustentou. 

Localizada no concelho de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, é a única Escola Superior Agrária inserida no subsistema de ensino superior politécnico da Região Agrária de Entre Douro e Minho. 

Criada em 1985, a ESA é uma das duas escolas que estão na génese do IPVC, e está instalada, desde então, no antigo mosteiro de Refoios, Imóvel de Interesse Público, que foi alvo de obras de recuperação e adaptação às novas funções, um projeto do arquiteto Fernando Távora. 

O mosteiro de Santa Maria de Refoios do Lima localiza-se na freguesia de Refoios do Lima, no concelho de Ponte de Lima. Constitui-se em um mosteiro de raiz beneditina, mas que entretanto passou à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho até 1834 quando se deu a extinção das Ordens Religiosas no país. 

O programa das comemorações dos 30 anos daquele estabelecimento de ensino superior no próximo dia 09 de dezembro, a partir das 16:00, inclui uma conferência intitulada "Os solos como elemento de qualidade de vida e do ambiente" pelo engenheiro agrónomo e docente do ensino superior Sidónio Pardal. 

A exibição de um vídeo dos 25 anos de atividade letiva da ESA-IPVC e um jantar completam as celebrações. 

O IPVC tem cerca de cinco mil alunos distribuídos por seis escolas, de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer, ministrando 28 licenciaturas, 39 mestrados, 28 Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e 16 Pós-Graduações. 

Além de Viana do Castelo tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima, Valença e Melgaço.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip