Primeira exportação de banana de Angola a caminho de Portugal

O navio italiano “Santa Francesca” partiu este domingo do porto do Lobito com destino a Portugal. Transporta 17 toneladas de bananas produzidas no Culango, região do Lobito.

banana

É o primeiro carregamento de banana de Angola exportado para a Europa em 42 anos, noticia a edição deste Domingo do Jornal de Angola. O carregamento, segundo o jornal, foi feito no sábado (21 de maio) e entra para a história das exportações angolanas.

De acordo com o jornal, a notícia foi avançada pela Rádio Nacional de Angola, que ouviu o responsável da Fazenda AgroIndustrial Bacilin sobre o processo de retoma das exportações de banana a partir do Culango.

Eduardo Rodrigues garantiu que tem tudo organizado e que foram feitas inspeções e obtidos certificados de qualidade, quer da direção local da Agricultura, quer em Portugal, para onde foram enviadas algumas bananas para serem analisadas.

«Os resultados foram muito bons e a banana está em condições de ser exportada», afirmou o empresário Eduardo Rodrigues, citado pelo Jornal de Angola.

«Ela vai verde e em caixas de cartão. Embalada como se faz hoje na América Latina. Toda a banana que vai para a Europa a partir da América Latina segue os mesmos procedimentos técnicos e logísticos que a nossa», explicou o responsável da Fazenda AgroIndustrial Bacilim.

A banana produzida no Culango já é hoje uma das principais fontes de recursos para muitas famílias, que comercializam a fruta nos mercados de Luanda e Cuanza Sul.

O governo de Angola acarinha iniciativas empresariais como a da Fazenda AgroIndustrial Bacilin e promete dar «todo o apoio possível» para que tenham êxito no desafio de revitalizar a produção e transformação de banana, porque a Fazenda Bacilim também já produz licor de banana, disse o diretor provincial de Benguela da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fernando Assis.

A produção de banana em Angola também já foi relançada no Caxito, província do Bengo, onde existe uma unidade de transformação. A retoma da produção foi possível graças à reabilitação e melhoramento de sistemas de irrigação, já que a água é um elemento essencial para a produção de banana.

No passado, refere o jornal, Angola chegou a produzir 160 mil toneladas de banana por ano, com a província de Benguela a liderar o ‘ranking’ do país.

Fonte: Económico

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip