Presidente da República condecora CONFAGRI

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou ontem a CONFAGRI como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial, na vertente Agrícola.

A distinção decorreu no jantar de encerramento do 1º dia do Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI, um evento que reuniu cerca de 400 Técnicos das Organizações Associadas de todo o País.

O Presidente da CONFAGRI, Idalino Leão, abriu o jantar com um discurso em que destacou “o que fazemos é alimentação e geramos um conjunto de externalidades positivas para toda sociedade, dos quais deveríamos ser compensados”. Alertou, uma vez mais, para a “perda de competitividade, nomeadamente no contexto ibérico para os nossos congéneres espanhóis no que toca aos custos fixos da energia”.

Seguiu-se a intervenção da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que também marcou presença neste Evento e que começou por agradecer o acompanhamento e o apoio técnico da CONFAGRI a todos os agricultores do país para poderem aceder e concorrer aos fundos comunitários.

A Ministra adiantou em primeira mão que na próxima sexta-feira o IFAP vai começar a pagar a medida extraordinária FEADER, “vamos pagar 37 milhões em 3 medidas” e aproveitou para tranquilizar os agricultores no que diz respeito ao imposto sobre o gasóleo colorido, esclarecendo que este não se vai aplicar ao gasóleo agrícola.

Por último, teve lugar a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que começou por se referir ao Comendador Manuel dos Santos Gomes, por ser uma referência nesta Confederação, ao serviço da Agricultura e dos Agricultores.

Felicitou, também, a relação de cooperação e de diálogo profícuo que a senhora ministra tem vindo a desenvolver com as confederações agrícolas, por exemplo, no que diz respeito à “ideia de transferir para as CCDR uma serie de estruturas locais da agricultura, vamos tentar encontrar uma fórmula para ver se chegamos a uma boa solução”. O Presidente da República alertou, também, para a necessidade de se controlar “a burocracia existente com o PEPAC” e aplaudiu o facto de se ter levado a cabo ideia sugerida pela CONFAGRI “de criar um grupo de trabalho para a modernização e capacitação das cooperativas agrícolas”, avisando ainda que “é preciso flexibilidade de regras para a especificidade deste setor”.

Conclui a sua exposição destacando que a CONFAGRI “é daquelas confederações que está presente em toda a parte, está no terreno a trabalhar e a trabalhar pelos portugueses todos. E assim se fez uma grande Confederação”.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip