Presidente da República anuncia condecoração do certame e inaugura a maior Feira Agrícola do país
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou no dia 8 de junho, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo (FNA 24), certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que se prolonga até ao dia 16 de junho.
Este ano o evento tem um peso histórico significativo ao comemorar orgulhosamente um triplo aniversário: os 70 anos da Feira do Ribatejo, o 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e os 30 anos de atividade do CNEMA.
Na entrada principal do CNEMA o visitante é convidado a viajar numa exibição retrospetiva de todo o histórico do evento - a exposição “O Início” - o nosso presidente foi o primeiro a fazer o percurso e a saudar a iniciativa.
Pecuária Extensiva, é o tema deste ano, atividade que ocupa uma área de 64% da superfície agrícola útil em território nacional, o que por si só é facto merecedor de protagonismo no setor, acrescido papel determinante que representa na sustentabilidade e na preservação dos espaços rurais do país.
Presidente enaltece importância da FNA para a agricultura
No âmbito da exibição de um breve excerto alusivo ao documentário sobre a história e evolução do evento, o Presidente da República salientou a importância do certame para a “agricultura portuguesa” e para os agricultores.
O chefe de estado português afirmou que a “feira representa muito por Portugal, pela agricultura portuguesa, pela riqueza natural portuguesa, pela biodiversidade, raças autóctones, pelo labor pelos agricultores, e por aquilo que é uma componente fundamental da riqueza do nosso país", disse o chefe de Estado.
Santarém acorda em festa
Santarém recebeu na manhã de hoje o habitual desfile de campinos e de gado, que percorreu as ruas do centro da cidade e que contou com a presença de diversas entidades e grupos locais que animaram a manhã em pontos estrategicamente definidos.
FNA 24 – Animação do nascer ao pôr-do-sol
O primeiro dia da FNA 24 ficou marcado por inúmeras atividades de animação a cargo de Ranchos Folclóricos e Acordeonistas de vários concelhos. Já o Município de Rio Maior esteve em destaque no stand da CIMLT com atividades de promoção turística e Provas de pão e enchidos de Rio Maior. No final da noite, realce para o concerto dos “Excesso”.
FNA 24 – Um evento dos 8 aos 80, das famílias aos profissionais.
Na Nave A decorreu a Cerimónia de Entrega de Prémios dos vencedores dos Concursos Nacionais 2023/2024 e as ações de cozinha ao vivo foram bastante concorridas, enquanto os visitantes puderam deliciar-se com algumas das melhores iguarias nacionais. Na área Pecuária, o centro das atenções foi o Concurso de Dressage Nacional – Taça FNA 2024, o 11º Concurso Geral de Jovens Reprodutores de Ovinos e a Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho.
O novo espaço dedicado aos mais pequenos “Parque Fnazinha” contou com múltiplas atividades e bastante adesão das famílias. O dia encerrou com as famosas Largadas de Toiros.
Documentário “70 Anos de Feira do Ribatejo / 60 Anos Feira Nacional de Agricultura”
Em complemento e continuidade à exposição “O Início” presente na entrada principal do CNEMA, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo exibe em contínuo, nos Claustros, uma versão reduzida do documentário sobre a história e evolução do evento e que foi especialmente concebido no âmbito das comemorações dos 70 anos da Feira do Ribatejo, do 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e dos 30 anos de atividade do CNEMA. Revela ao público o olhar de alguns dos protagonistas do evento e da região sobre esta grande festa nacional e promete levar todos até ao momento em que tudo começou para depois dar a conhecer o caminho percorrido pela Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo até ao momento presente. No próximo dia 11 de junho, às 19h45, haverá, no mesmo local, uma sessão especial que contará com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, de várias individualidades e de muitos dos envolvidos nesta grande história.