Presidente da República alerta para uma boa gestão das florestas

O Presidente da República alertou, na Lousã, distrito de Coimbra, para a necessidade de gestão correta das florestas nacionais, que considera ser um problema por resolver.

«Há um problema que ainda precisamos de atacar e conseguir algum sucesso, que é a gestão correta das nossas florestas», disse Cavaco Silva, à margem de uma visita ao laboratório dos estudos sobre incêndios florestais, localizado na Lousã.

O chefe de Estado lançou um apelo aos proprietários das florestas «para que pensem na forma de gerir racionalmente os bens de que são proprietários por forma a se evitarem incêndios».

Cavaco mostrou-se confiante quanto à preparação do dispositivo para fazer face aos incêndios no presente ano, após ter sido confrontado com uma questão de um dos jornalistas presentes, que apontava para a falta de equipamentos individuais, dificuldades na manutenção de viaturas e falta de dinheiro em corporações de bombeiros.

Em resposta, o Presidente da República referiu que Portugal está hoje «muito melhor equipado do que estava» nas últimas duas décadas, sublinhando também que, para além do trabalho dos bombeiros, é necessário «educar os cidadãos para a prevenção».

«É preciso que todos os portugueses sintam que a prevenção é uma tarefa que cabe a cada um», frisou, pedindo aos cidadãos que deem «todo o apoio aos bombeiros» e que defendam a preservação da floresta nacional.

Fonte: Lusa

Foto: Presidência da República

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip