Preocupações com a seca no Alentejo e no Algarve aumentam

Segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, (IPMA), Portugal Continental manteve-se no final de Janeiro em seca meteorológica nas regiões a sul do Tejo enquanto o Baixo Alentejo e o Algarve estavam nas classes de seca moderada e severa

O mês de Janeiro de 2020, classificou-se como quente e seco, o valor médio da temperatura média do ar, foi superior ao valor normal em 0.77 °C

O valor médio da quantidade de precipitação em janeiro, corresponde a cerca de 65 % do valor Normal.  Em termos de distribuição espacial, apenas no litoral Norte se verificaram valores acima do valor normal mensal; nas restantes regiões foi inferior, em particular no Alentejo e no Algarve.

No final do mês de janeiro, os valores de percentagem de água no solo mantêm-se iguais à capacidade de campo nas regiões do Norte e Centro. Na região Sul verificou-se um ligeiro aumento, no entanto ainda há alguns locais do Baixo Alentejo e Algarve com valores inferiores a 40%.

De acordo com o índice PDSI, no final de janeiro mantém-se a situação de seca meteorológica nas regiões a sul do Tejo, sendo de realçar as regiões do Baixo Alentejo e Algarve nas classes de seca moderada e severa.

Comissão Parlamentar da Agricultura e Mar preocupada

Os deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar manifestaram-se preocupados com a situação de seca, que não melhorou em fevereiro e tende a agravar-se, e por isso vão questionar a ministra da Agricultura.

O presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura, Pedro do Carmo, referiu que «enquanto presidente da Comissão, nas nossas visitas, fiz um conhecimento pessoal que me deu para constatar que a situação da seca, principalmente na Região Alentejo e no norte Algarvio tem vindo a agravar-se de uma forma bastante significativa. Podemos até dizer que já é uma questão estrutural. Enquanto deputados eleitos, vamos questionar a ministra sobre todas as medidas que vai implementar sobre esta matéria».

Recordamos que também a Confederação dos Agricultores de Portugal e a Associação dos Agricultores do Baixo Alentejo, manifestaram a sua preocupação em relação à seca. 

FONTE: Planície

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip