Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2019
A cerimónia de entrega dos Prémios Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, a decorrer no âmbito do encontro "Centros de Competência e a Inovação na Agricultura", terá lugar no dia 2 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, com organização do INOVISA, em parceria com a Rede Rural Nacional e apoio institucional do Ministério da Agricultura.
O evento conta com a apresentação dos 21 Centros de Competências constituídos até à data, e a realização de Mesa Redonda com o tema "Presente e Futuro: Mais e Melhor Inovação. Nesta sessão particiupam o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça (CCSC), o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN), o Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCAB), o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz (COTARROZ), o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS), e tem moderação de Custódia Correia, coordenadora da Rede Rural Nacional.
Segue-se a entrega dos prémios que vão distinguir projetos nas áreas de Produção, Transformação e Comercialização, Desenvolvimento Rural, Jovem Empresário Rural, Inovação em Parceria: Grupos Operacionais, e ainda a distinção “BFK Award”.
O programa do evento já está disponível.
Os Finalistas
Produção, Transformação e Comercialização
ChestWine
Uso da flor de castanheiro como conservante natural isento de toxicidade para o vinho, criando assim uma alternativa aos sulfitos adicionados e proporcionando ao consumidor um vinho biodinâmico, diferenciado, seguro e portador de propriedades bioativas.
SALYS
Alternativa saudável ao consumo de sal, feito a partir de salicórnia e ervas aromáticas com cinco vezes menos sódio que o sal marinho.
Water Percept
Tecnologia de medição da quantidade de água na vegetação de modo preciso e não-invasivo, através da produção de imagens 2D ou 3D para caracterização do stress hídrico das plantas.
Desenvolvimento Rural
Arouca Agrícola
Estratégia municipal de melhoria das práticas agrícolas no território, que visa estimular o modo de produção biológico, apoiando o escoamento de produtos diferenciados (património genético e variedades regionais) e criando dinâmicas na vertente educativa (ambiental e alimentar), social (quintas terapêuticas) e turística (turismo agrícola).
Forest Supervisor
Sistema de deteção de fogos florestais que analisam: temperatura, humidade, CO2, direção e velocidade do vento. Através de sensores de inteligência artificial detetam e preveem fogos 24/7. É uma solução de fácil instalação, com um grande raio de abrangência (300m vs. 20m convencional) e com bom equilíbrio entre custo e eficácia.
Soresa
Dinamização de produtos transmontanos através do desenvolvimento de uma imagem cuidada dos produtos, embalagem e otimização dos canais de venda, encurtando caminho entre a produção e a comercialização.
Jovem Empresário Rural
Goji Natur
Comercialização de bagas goji biológicas, frescas e secas. Para além dos produtos apresentados em sede de candidatura, a empresa conta agora com mais três produtos que têm as bagas goji como base: compota de goji, geleia picante de goji, bagas goji desidratadas.
Phytoalgae
Reaproveitamento dos resíduos agroindustriais para a produção biológica de microalgas endémicas da Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de produzir biomoléculas essenciais para a saúde humana.
PhytoClean
Produção e comercialização de plantas aquáticas autóctones, com capacidade de tratamento de águas e solos contaminados sem o recurso a químicos.
Inovação em Parceria: Grupos Operacionais
Novas práticas em olivais de sequeiro: estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas
Desenvolvimento de um manual de boas práticas para a mitigação das alterações climáticas, pela redução das emissões de GEE e pelo aumento do sequestro de carbono e a adaptação do olival de sequeiro a novas condições climáticas.
Regadio de Precisão
Sistema integrado para aumento de eficiência em culturas de regadio por pivot, através de tecnologias de agricultura de precisão, com claros benefícios no uso eficiente de fatores de produção, em especial da água e energia de rega. Este sistema permite a maximização da exploração em regadio e promove a competitividade do setor.
Waste2Value
Valorização de subprodutos da atividade agrícola através da produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes animais.