Portugal tem ainda 60% do território em seca severa e extrema

Segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, em dezembro de 2017, registou-se um aumento do volume de água armazenada em cinco bacias hidrográficas e uma descida em sete. Mais de metade do território continental ainda está em seca severa e extrema.

seca

Portugal tem ainda 60% do território continental em seca severa e extrema, informa o Jornal de Notícias desta quarta-feira.

A chuva que tem caído nas últimas semanas é ainda insuficiente para inverter o cenário climatológico de 2017, o segundo ano mais quente desde 1931. No último dia do ano, 24 albufeiras tinham disponibilidades hídricas inferiores a 40 por cento do volume total.

Segundo o JN, que cita dados de dezembro do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), registou-se um aumento do volume de água armazenada em cinco bacias hidrográficas e uma descida em sete.

«Os armazenamentos de dezembro apresentam-se inferiores às médias de dezembro 1990/91 a 2016/2017», conclui a análise do SNIRH.

É a bacia hidrográfica do Sado que apresenta a situação mais crítica, estando a sua disponibilidade hídrica em 23,4 por cento da sua capacidade total. No lado oposto está a bacia do Guadiana, com uma disponibilidade de 63,9%.

De acordo com os dados do SNIRH, apenas cinco das 60 albufeiras monitorizadas têm disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total.

Fonte: jornaleconómico 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip