Portugal reduz 43% uso de fitofármacos entre 2011 e 2018

Estatísticas do Eurostat, com base na venda de fitofármacos entre 2011 e 2018, confirmam Portugal enquanto o Estado-membro com a maior redução de vendas e uso destes produtos.

Agricultura

De acordo com os dados apresentados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, no período entre 2011-2018, ou seja, durante sete anos, as vendas deste tipo de produtos na União Europeia permaneceram estáveis em cerca de 360 mil toneladas por ano. As estatísticas de vendas são um dos indicadores usados para avaliar o consumo destes produtos na agricultura.

Nesta análise,  destacam-se os quatro principais produtores agrícolas da UE: França, Espanha, Itália e Alemanha. Os quatro representam 51% da área agrícola total utilizada, 49% da terra arável total da União Europeia e concentram mais de dois terços das vendas.

A apresentação dos produtos vendidos é feita por categorias, o que permite constatar que em 2018 os maiores volumes de vendas se registaram na categoria 'Fungicidas e Bactericidas' (45%), sendo esta seguida pelas vendas de 'Herbicidas' (32%) e de 'Insecticidas e Acaricidas' (11 %).

Considerando que apenas em 14 Estados-Membros existem dados completos disponíveis para todos os principais grupos de produtos, o maior aumento nas vendas de pesticidas foi registado no Chipre (+ 94%), seguido pela Áustria (+ 53%), França (+ 39%) e Eslováquia (+ 38%). No outro extremo da escala, a maior queda foi registada em Portugal (-43%), seguida pela Irlanda (-28%) e República Checa (-27%).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip