Portugal na Alimentaria 2020

A Alimentaria, o evento internacional de referência no setor da alimentação e bebidas, celebrará a sua próxima edição de 20 a 23 de abril de 2020 na Fira de Barcelona, na qual Portugal desempenhará um papel principal.

Alimentaria 2020

Na edição de 2018, Portugal foi o terceiro país em termos de visitantes internacionais -apenas por trás da França e da Itália- e o terceiro em termos de superfície de exposição ocupada, com cerca de 1100 m2, atrás da Itália e da China. Nesta linha, a Portugal Foods, organismo responsável pela internacionalização do setor agroalimentar desse país, e a InovCluster, associação que junta as empresas agroindustriais da região centro de Portugal, já confirmaram a sua participação na Alimentaria 2020. 

Sócios comerciais prioritários

Portugal é o terceiro país recetor de produtos alimentares espanhóis, atrás da França e da Itália, com um montante de exportação que ascende a 3413 M€ em 2018, segundo a Federação Espanhola de Indústrias de Alimentação e Bebidas (FIAB). Por volume, as categorias mais exportadas foram a carne processada e conservada e o azeite.

Do seu lado, segundo a Federação das Indústrias Agroalimentares Portuguesas (FIPA), Espanha voltou a ser em 2018 o primeiro destino de exportação de alimentos e bebidas portuguesas, com 1254 M€, o que representa 25% do total das vendas do setor para o estrangeiro. O azeite, o leite e os derivados lácteos foram os principais produtos vendidos a Espanha.

Celine Pérez, Project Director da Alimentaria Exhibitions, acrescenta além disso que «o trabalho conjunto da Alimentaria, da Portugal Foods e da InovCluster pretende incentivar as boas relações comerciais das indústrias alimentares de ambos os países, para que o encontro do próximo mês de abril em Barcelona se converta em muitos acordos comerciais entre Espanha e Portugal».

Alimentaria 2020

A Alimentaria 2020 terá lugar de 20 a 23 de abril de 2020 na Fira de Barcelona. O certame prepara uma edição única com conteúdos renovados, orientados fundamentalmente a potenciar o seu caráter empresarial e a projetar a gastronomia como o seu valor de diferenciação, sob o signo da inovação que caracteriza o certame. Em 2020, a Alimentaria procura revalidar as quotas de internacionalização alcançadas aquando da edição anterior, à qual assistiram cerca de 4 500 empresas expositoras, das quais 1 000 eram oriundas de 70 países, e 150 000 profissionais, dos quais 45 000 eram oriundos de 156 países.

A título de novidade, a Alimentaria 2020 integrará o salão Alimentaria Trends, que contará com mais de 4500 m2 e onde serão mostradas as últimas tendências de produção e consumo, tais como alimentos delicatessen (Fine Foods), oriundos da produção biológica (Organic Foods), sem alergénios (Free From), elaboradas seguindo as normas Halal (Halal Foods) e funcionais (Functional Foods).

Este salão juntar-se-á aos já existentes sobre os subsetores importantes da indústria alimentar, como o das carnes (Intercarn), o lácteo (Interlact), o das conservas (Expoconser), dos doces (Snacks, Biscuits & Confectionary); da dieta mediterrânea, dos produtos frescos, azeites e vegetais (Mediterranean Foods) e do Food Service (Restaurama). Junto a eles, a Grocery Foods reunirá as principais empresas de grande consumo. Do seu lado, os International Pavilions reunirão toda a oferta estrangeira, enquanto que a Lands of Spain fará o mesmo com a produção nacional das diversas regiões espanholas.

A Alimentaria e a Hostelco -o Salão Internacional do Equipamento para Restauração, Hotelaria e Coletividades- voltarão a ser organizados em 2020 para pôr à disposição da distribuição e do canal horeca a oferta mais completa e transversal de alimentação, gastronomia e equipamento hoteleiro. Além disso, organizarão em conjunto atividades de grande valor acrescentado, como o The Experience Live Gastronomy, um espaço no qual terão lugar ateliês, aulas gastronómicas e showcookings.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip