Portugal já pode exportar cavalos para a Arábia Saudita
A DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária) já obteve a certificação sanitária necessária para iniciar o processo.
Texto: Sofia Monteiro Cardoso
O interesse dos produtores em exportarem cavalos para a Arábia Saudita foi apresentado ao Ministério da Agricultura em outubro de 2018.
A DGAV efetuou assim os contactos necessários com os Serviços Veterinários Oficiais da Arábia Saudita, tendo em vista obter a indicação dos requisitos sanitários aplicáveis. Após a receção da informação, foi prontamente elaborada a certificação sanitária necessária, que foi agora aprovada, no corrente mês de agosto, pelo país da Ásia Ocidental.
A juntar-se à Arábia Saudita, os mercados de El Salvador e da Malásia foram os mais recentes a firmarem acordo para a exportação dos cavalos portugueses. Em curso estão as negociações com mais seis países, entre os quais a Índia e a China.
Com o mercado da Arábia Saudita, sobe para 58 o número de mercados abertos por este Governo. Em comunicado, o Ministério da Agricultura afirma ainda que está a trabalhar na abertura de mais 57 mercados para exportação de 269 produtos, sendo 22 da área animal e 46 da área vegetal.
Os produtores devem contatar as Direções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA) para proceder à emissão dos respetivos certificados sanitários oficiais.