Portugal Fresh leva a Madrid o melhor da produção nacional de frutas e legumes

A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, leva 46 empresas e organizações de produtores à Fruit Attraction 2019, uma das maiores feiras do setor na Europa, que se inicia hoje, 22 de outubro, e termina no próximo dia 24. 

A Portugal Fresh marcou presença pela primeira vez no certame em 2011, tendo levado cerca de 20 empresas e organizações nesse ano. A área ocupada também cresceu de 275 para perto de 600 metros quadrados, atingindo em 2019 o maior número de sempre.

"Espanha representa 30% das exportações de frutas, legumes e flores nacionais e Portugal conseguiu, nos últimos anos, diversificar a oferta, levando mais cor, sabores e aromas aos mercados internacionais", é possível ler-se no comunicado emitido pela associação.

O presidente executivo da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, sublinha que “a diversidade da oferta portuguesa aumentou consideravelmente e os pioneiros da promoção internacional - empresas do sector das peras e maçãs - estão hoje muito bem acompanhados por pequenos frutos, laranjas, tomates, kiwis, uvas, abóboras, couve portuguesa, cenouras, batatas e tantos outros que garantem uma mistura de aromas, sabores e cores únicas.”

A presença na Fruit Attraction está incluída numa vasta estratégia de promoção externa, que tem como objetivo atingir os 2000 milhões de euros de exportações do setor em 2020. Em 2018, as vendas para os mercados externos atingiram os 1500 milhões de euros.

Participação da Portugal Fresh na Fruit Attraction 2019

29 empresas 

Alda Lopes, Alitec, Beirabaga, BVLH, Central Frutas do Painho, Coopval, Ecofrutas, Extrafrutas, Frupor, Frusoal, Frutalvor, Hortapronta, Kiwicoop, Parafrutas, Pedaços da Natureza, Quinta do Pizão, Vale da Rosa, Bfruit, Cooperfrutas, Emergosol, Hortomelão, Frutas Martinho, Greenpeas, Lusomorango, Lusopêra, Santos e Pereira, Vitacress, Granfer,Triportugal

8 parceiros

EDIA, Caixa Agrícola, Hirdosoph, Magos, Hubel, Lafpack, Fepal, Articold

9 associações

APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), Porbatata (Associação da Batata de Portugal), AIHO (Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça), COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional), Aprofip (Associação de Profissionais de Figo da Índia Portugueses), ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip