Portugal foi o país da UE com maior área ardida em 2018

Segundo a Comissão Europeia, Portugal voltou a ser o país com a maior área ardida do território europeu, num total de 37 357 hectares, que, ainda assim, revelaram-se "uma pequena fracção" quando comparado com os estragos de 2017.

No relatório afirma-se que, durante o ano passado, o Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais registou 86 incêndios em Portugal. Apesar de tudo, esta foi uma das áreas ardidas mais baixas dos últimos dez anos.

O Mecanismo de Protecção Civil da UE foi activado cinco vezes fazer face a incêndios florestais na Europa: em Portugal, na Suécia, na Grécia e na Letónia. No verão passado, foram mobilizados 15 aviões, seis helicópteros e mais de 400 bombeiros, tendo a UE suportado 1,6 milhões de euros em custos de transporte para os países afetados.

Entre os países com maior área ardida no ano passado estão também Itália (147 incêndios e 14 649 hectares), Espanha (104 incêndios, 12 793 hectares) e Reino Unido (79 incêndios, 18 032 hectares).

O relatório anual sobre fogos florestais dá ainda conta de que, este ano, a época de incêndios começou mais cedo devido às condições de seca extrema e altas tempuradas, com as ocorrências registadas em Março a serem "superior à média de um ano inteiro na última década".

Fonte: Público

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip