Portugal está a recuperar atraso no financiamento da Agricultura, diz ministro

O ministro da Agricultura disse esta sexta-feira, na Golegã, que o país atingiu os 24% de execução dos fundos do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), tendo recuperado o atraso e sendo o 5.º dos 28 Estados-membros com melhor execução.

agricultura

Referindo o aumento de 100 milhões de euros de despesa pública orçamentada para 2017, 662 milhões de euros, em relação à despendida este ano, o ministro afirmou que o Governo tem feito um esforço para colocar o do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), principal instrumento de fundos para a agricultura, «em velocidade cruzeiro», recuperando o atraso que disse ter encontrado quando entrou em funções há um ano.

Capoulas Santos afirmou que nos primeiros dez meses do ano a execução financeira anual atingiu os 77%, 434 milhões de euros, sendo atualmente Portugal o 5.º país dos 28 Estados-membros com melhor execução.

O responsável pela pasta da agricultura disse esperar ter a situação dos cerca de 30 mil projetos que foram entrando nos sucessivos avisos de abertura «completamente normalizada até ao final do primeiro trimestre» de 2017.

«Já se avançou imenso e em relação a pagamentos só no mês de outubro pagaram-se cerca de 520 milhões de euros aos agricultores», antecipando o pagamento das ajudas na ordem dos 70%, no que foi «provavelmente o maior pagamento de sempre», disse.

Capoulas Santos afirmou ainda que estão neste momento em negociação 150 processos de internacionalização com três dezenas de países, referindo a abertura recente dos mercados da Costa Rica e da Colômbia e a negociação «muito avançada» com os Estados Unidos da América e com a China.

Sobre o projeto de emparcelamento da Golegã, Azinhaga e Riachos, promovido pela Agrotejo, o ministro afirmou que, sendo o único candidato ao concurso que foi aberto, só depende dos promotores conseguir os cinco milhões de euros disponíveis para avançar com a obra em 2017.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip