Portugal, Espanha, França e Itália juntos na reforma da PAC

O secretário-geral de Agricultura espanhol, Carlos Cabanas, reuniu esta sexta-feira com os seus homólogos de Portugal, França e Itália para debater a Política Agrícola Comum pós 2020.

pac

Este encontro enquadra-se na ronda de reuniões que o Ministério de Agricultura de Espanha tem vindo a desenvolver com distintos Estados-membros, de forma a partilhar posições e tecer alianças relacionadas com a Comunicação da Comissão sobre “O futuro da alimentação e a agricultura”, apresentada no passado mês de dezembro pela Comissão Europeia e que será o tema central dos debates sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) nos próximos meses.

Neste encontro, os quatro países acordaram elaborar um documento no qual recolhem os pontos comuns e que será apresentado no Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia do próximo mês de março.

Os responsáveis abordaram diferentes aspetos, como os relacionados com o futuro do orçamento da União Europeia pós 2020, acerca do qual todos assinalaram a necessidade de contar com recursos financeiros suficientes para garantir uma PAC ambiciosa.

Outros aspetos, como o Novo Modelo de Aplicação incluído na Comunicação, o sistema de pagamento diretos, a gestão de crises e de riscos, assim como questões ambientais vinculadas na PAC foram também tema de debate entre os responsáveis.

Os quatro países, nomeadamente, Portugal, Espanha, França e Itália decidiram dar continuidade a este trabalho numa nova reunião a celebrar em Lisboa, no mês de março.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip