Portugal e Espanha organizam Congresso Internacional do Enoturismo

O Congresso Internacional de Enoturismo 2015 vai decorrer entre 2 a 4 de julho, em Portugal e Espanha.

Numa parceria estabelecida entre os municípios de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Melgaço, Monção e Cambados – Espanha, este encontro, organizado pelo Aenotur – Associação Internacional de Enoturismo.

O evento é uma continuação do IV Congresso Latinoamericano de Enoturismo realizado no Brasil em 2014 e que em 2015 se desenvolverá através de duas edições: esta que vai acontecer já na próxima semana e outra na América Latina, de 16 a 18 de setembro.

«Conhecer as características que os mercados emissores de turismo da Europa têm, no que se refere à oferta de turismo do vinho, é um dos principais objetivos deste Congresso», lembram os organizadores, em comunicado.

O encontro visa ainda melhorar a competitividade e internacionalização da oferta enoturística, «orientando-a para a criação de produtos de enoturismo adaptados às necessidades e características dos mercados europeus emergentes».

Do conjunto de atividades planeadas, estão previstas comunicações técnicas e profissionais, mesas redondas, visitas, oferta enológica e turística.

O evento irá contar com painel internacional de oradores, vindos do Brasil, México, Argentina, Uruguai, Espanha e França.

O Brasil vai estar representado por Ivane Favero, secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi e vice-presidente da Aenotur para a América Latina; Carlos Raimundo Paviani, diretor do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), e Rogerio Ruschel, editor do blog In Vino Viajas.

Outros oradores são a mexicana Mariana Mier y Terán, especialista no mercado de enoturismo do Reino Unido; Rainer Brusis, da Alemanha, que vai apresentar uma panorâmica do mercado alemão; a espanhola Silvia Martin e o francês Pierre Verdier especialistas no mercado de enoturismo francês; Guillermo Barletta, diretor do Departamento de Turismo da Bodegas de Argentina, e Wilson Torres Chavez, uruguaio que preside à Associação de Enoturismo do Uruguai.  

O primeiro dia do Congresso decorre no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip