Portugal Agro 2016: a diversidade da agricultura nacional regressa a Lisboa

A 3ª edição do Portugal Agro – Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agroalimentar, organizado pela FIL – Feira Internacional de Lisboa, regressa entre 28 e 30 de outubro de 2016 à FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. O Portal Agronegócios é media partner do certame.

portugalagro

Entre várias atividades destaca-se a 3ª edição do Concurso de Vinhos Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, destinado a produtores e cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do País e que contou nas duas edições anteriores com cerca de 300 produtores e perto de 500 vinhos a concurso.

Para o setor do Café e similares, a (Associação Industrial e Comercial do Café) em conjunto com o Capitulo Português da SCAE (Speciality Coffee Association of Europe) organizam a 2ªedição do Campeonato de Baristas de Portugal.

Na Hotelaria e Restauração está agendado o 1º Encontro Nacional de Empresários de Restauração.

Na vertente internacional realiza-se o 1º Agro Fórum, centrando-se na Dinamização do Agronegócio na CPLP, que contará com a presença já confirmada dos Ministros da Agricultura e Comércio, Embaixadores e Delegados, Agências de Investimento estrangeiro e dezenas de Empresários dos países da CPLP.

O 1º Agro Fórum da CPLP visa estimular o debate sobre as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio e contribuição para o empreendedorismo e uma maior dinâmica empresarial, contribuído para autosustentação alimentar nos países lusófonos.

Numa vertente mais lúdica e de negócio directo, o programa 100% PORTUGAL vai permitir ao visitante realizar uma viagem por Portugal, evidenciando os melhores produtos das Regiões, que podem ser adquiridos diretamente e com a comparticipação direta da feira que oferece ao visitante o valor da entrada para descontar nas suas compras.

Degustações, provas de produtos, showcooking, aulas e tertúlias gastronómicas, workshops culinários para os mais novos, confeção de receitas ao vivo são algumas das ações que marcarão o 100% PORTUGAL e os 3 dias do Portugal Agro e que serão apadrinhadas pelo Foodie Rodrigo Meneses, numa verdadeira viagem pelos sabores do nosso país.

Este é um evento que pretende, pelo terceiro ano consecutivo, «mostrar a agricultura portuguesa na sua diversidade e riqueza, mas também na sua forte vocação empresarial a que não é alheia a dimensão internacional», avança a organização.

E acrescenta que «é um projeto transversal a toda a fileira agroalimentar, que promove a capacidade produtiva nacional, as suas regiões, características e raízes, a excelência e qualidade dos seus produtos e seus produtores. É também uma oportunidade para as entidades regionais, setoriais e municípios, mostrarem as potencialidades da sua região e dos seus produtos.

Como nem sempre é preciso viajar para conhecer e provar iguarias de outros países, o Portugal Agro dá a oportunidade a todos os visitantes de conhecerem os produtos de Marrocos que é o país convidado de 2016. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip