Portas destaca importância do agroalimentar no crescimento das exportações

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, destacou a 30 de junho de 2015 o peso do setor agroalimentar no crescimento do volume das exportações.

O governante assinalou que as empresas portuguesas conseguiram exportar uma média anual de 1800 milhões de euros, nos últimos quatro anos.

«O contributo do setor agroalimentar acelera o crescimento das exportações. Não é só um contributo, uma vez que é um contributo superior à média e, portanto, acelera o crescimento das exportações», afirmou Paulo Portas na apresentação dos resultados da “Estratégia de internacionalização do Agroalimentar – novos rumos, novos mercados”, no Ministério da Agricultura e do Mar, em Lisboa.

O vice-primeiro ministro assinalou que «a economia agrícola portuguesa continua a ser responsável por aumentos de exportação, tanto para mercados tradicionais, como para mercados emergentes, acima da média das exportações e do seu crescimento», cuja média anual duplicou nos últimos quatro anos.

«Tínhamos uma média anual de exportações agroalimentares na casa dos 950 milhões de euros e, nos últimos anos, duplicámos esse valor. As empresas portuguesas conseguiram exportar uma média anual de 1.800 milhões de euros neste setor. No espaço de quatro anos duplicámos as exportações agroalimentares para países terceiros», sublinhou o membro do Governo.

Durante a apresentação, Paulo Portas indicou ainda que, durante a atual legislatura, foram conseguidos «264 certificados novos de exportação entre produtos agroalimentares (207) e animais com caráter comercial […] para 75 mercados diferentes», um resultado que o responsável atribui à «prioridade política».

«A comparação com a legislatura anterior, precisamente, porque a diferença está na questão da prioridade política dada à agricultura é eloquente: tínhamos 36 mercados abertos e 46 produtos certificados. Duplicámos o número de mercados que merecem a atenção, o trabalho e a energia das autoridades portuguesas para podermos exportar e obtiveram-se entre cinco a seis vezes mais certificados do que na legislatura anterior», destacou ainda Paulo Portas.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip