Portalegre acolhe IX Simpósio Internacional do Porco Mediterrânico

O 9º Simpósio Internacional sobre o Porco Mediterrânico vai decorrer na Escola Superior Tecnologia de Gestão de Portalegre, entre 3 e 5 de novembro de 2016.

porco

Pretende ser, como já aconteceu nas oito edições anteriores, um importante fórum de debate dos principais temas relacionados com a produção de porcos de raças autóctones dos países e regiões da bacia mediterrânica.

«A importância crescente do interesse do consumidor pelos produtos tradicionais de alta qualidade, provenientes dos porcos autóctones, nomeadamente aqueles que possuem o selo de Produtos com Denominação de Origem atribuído pela União Europeia, tem levado a uma recuperação das raças locais de suínos em muitas regiões do Mediterrâneo», lembra a organização.

Por seu lado, acrescenta, «a comercialização destes produtos tem uma importância fundamental para a economia das zonas rurais desfavorecidas de muitas regiões da Europa e um contributo expressivo nos rendimentos da agricultura familiar que importa preservar. Finalmente, a carne de porco associada à Dieta Mediterrânica, declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, bem como o renascer das tradições associadas à criação de porcos autóctones para fins turísticos e ainda a fixação de “populações às zonas rurais com atividades agrícolas e pecuárias menos intensivas”, reforçam a necessidade de continuar a aumentar e melhorar os conhecimentos sobre as diferentes raças do porco mediterrânico».

Por todas estas razões, o 9º Simpósio Internacional sobre o Porco Mediterrânico constitui «uma oportunidade única de reunir criadores, técnicos, investigadores e decisores políticos, dos diversos países do Mediterrâneo, para fomentar o intercâmbio de experiências, conhecimentos e saberes que permitam melhorar os sistemas de produção e de transformação dos produtos do porco mediterrânico, tornando-os mais rentáveis, saudáveis e sustentáveis, aliando a tradição à inovação». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip