População de Melgaço sobe à montanha para celebrar a transumância

A Branda da Aveleira, aldeia de Melgaço situada a 1.120 metros de altitude, vai celebrar, no fim de semana, o Dia do Brandeiro, um evento que reúne a população para homenagear a cultura da transumância, anunciou hoje a câmara.

A transumância, que ocorre entre maio e setembro na serra da Peneda, junto ao Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), é uma tradição secular que chegou a mobilizar uma centena de brandeiros em meados do século XX.

A Branda da Aveleira, na freguesia de Gave, é uma das muitas brandas que se encontram espalhadas pelas zonas mais altas daquele concelho do Alto Minho.

É constituída por cerca de 80 casas, denominadas cardenhas, todas muito rústicas, de sobrado e corte térreos, que formam um conjunto ímpar não só pela sua tipicidade, como também por serem de fácil acesso.

As cardenhas eram os abrigos dos brandeiros, pastores que cumpriam a chamada transumância.

Aí permaneciam de abril a setembro, para retirar partido de melhores pastos, e regressando à aldeia quando as chuvas e ventos agrestes prenunciavam o fim de mais um ciclo.

O programa do Dia do Brandeiro, comemorado, todos os anos, no primeiro sábado de agosto, inclui um cortejo etnográfico, um convívio com porco espeto e com uma palestra e tasquinhas com gastronomia local, e uma garraiada.

Durante os dois dias, os visitantes terão ainda a oportunidade de observar a cultura brandeira através da feira das tradições do Brandeiro e dos produtos locais, com destaque para o fumeiro e o vinho Alvarinho. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip