Ponte da Barca lança bolsa online de terrenos agrícolas para venda ou aluguer

ponte da barca

Contrariar o «crescente abandono» de terrenos agrícolas e dar resposta a «um novo e crescente interesse na exploração de terras» é o objetivo da bolsa online que a Câmara de Ponte da Barca vai lançar no portal municipal.

O presidente da Câmara, Vassalo Abreu, adianta que «já está a ser feito o cadastro de terrenos agrícolas disponíveis para arrendamento ou venda, que passarão, muito em breve» a ser promovidos na Internet.

Trata-se de um projeto aprovado pelo executivo com o objetivo de «promover o desenvolvimento local e rural, fomentar a agricultura, propiciar as práticas agrícolas e a preservação da floresta», atendendo «a atual conjuntura socioeconómica com que o país se depara».

O regulamento municipal de funcionamento daquela bolsa, publicado em Diário da República a 28 de maio de 2015, sustenta que «o crescente abandono das terras» provocou «alterações profundas na paisagem», e «aumentou a vulnerabilidade do território e das populações ao risco de incêndio florestal», com reflexos «na atividade turística que se pretende cada vez mais diversificada, e vocacionada para o espaço natural».

Com a implementação online da plataforma, o município pretende «promover o uso de prédios rústicos agrícolas e/ou florestais de proprietários que por razões de opção ou de incapacidade não lhes conferem uso, colocando-as à disposição de todos aqueles que procuram terrenos para o desenvolvimento e/ou expansão de atividades do setor primário».

«A bolsa de terrenos agroflorestais será uma base de dados que reúne e divulga um conjunto de informação sobre prédios rústicos, com aptidão agrícola e/ou florestal, cujos proprietários se dispõem a arrendar, vender ou ceder a título de exploração», lê-se no regulamento publicado.

A Câmara Municipal, explicou o autarca Vassalo Abreu, «será um facilitador no processo, anunciando os terrenos agrícolas ou florestais disponíveis para arrendamento ou venda no concelho junto dos potenciais interessados».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip