Politécnico de Coimbra estuda utilização de galinhas no controle de infestantes na agricultura biológica

Projeto GMóvel visa substituir a aplicação de herbicidas pelo pastoreio realizado por galinhas no controlo de infestantes em vinhas, pomares e hortas em agricultura biológica.

Galinhas

O GMóvel é um projeto que surge da necessidade de uma solução alternativa para o controlo de infestantes nas linhas de cultura das vinhas, pomares e entrelinhas das hortícolas, principal obstáculo sentido pelos agricultores na conversão à produção biológica. A alternativa proposta assenta na substituição de herbicidas de síntese química e da mobilização localizada do solo pelo controlo de infestantes realizado por galinhas de raças autóctones, bastante rústicas, confinadas em parques móveis de modo a evitar danos nas culturas.

Alexandra Oliveira, docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), explica que «além de procurar auxiliar na resolução de um problema, esta iniciativa pretende também contribuir para melhorar a rentabilidade das explorações, através da incorporação de matéria orgânica no solo e da produção de ovos e carne biológicos. Igualmente importante é o contributo do projeto para a divulgação e preservação das nossas raças de galinhas».

Prevê-se que o método possa constituir um recurso não só em explorações de viticultores, fruticultores e horticultores biológicos, mas também em explorações convencionais, auxiliando não só no controlo de infestantes, mas contribuindo também para a rentabilização das explorações.

A ESAC-IPC é uma das entidades parceiras do GMóvel, liderado pela BIOPROTEC - Associação Nacional dos Engenheiros de Agricultura Biológica. A iniciativa visa, ainda, a criação de um “Manual técnico de controlo de infestantes nas culturas da vinha, pomares e hortas em Agricultura Biológica, com galinhas de raças autóctones”, divulgação da técnica junto de potenciais produtores, nomeadamente através da demonstração e aplicação do método em produtores, parceiros do projeto. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip