Plataforma de acesso a apoios para agricultores familiares prestes a ser lançada

agricultura

A plataforma, destinada aos agricultores familiares, que permite o acesso a apoios e a integração nos fornecedores de instituições estatais, vai ser lançada esta quarta-feira, confirmou à Lusa o Ministério da Agricultura.

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel de Freitas, anunciou, em Viseu, que a inscrição nesta plataforma de apoio «não tem prazo limite» e que os agricultores familiares «poderão contar com o apoio das juntas de freguesia e das câmaras» municipais.

De acordo com o governante, através deste mecanismo, e no que se refere às medidas comunitárias, os agricultores familiares «terão prioridade do ponto de vista da aprovação das suas candidaturas», sublinhando que a orientação já está a ser dada aos responsáveis do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e do Fundo Florestal Permanente.

Miguel de Freitas referiu ainda, na altura, que os agricultores que estiverem nesta plataforma farão também parte dos «circuitos curtos de comercialização», ou seja, poderão ser fornecedores de instituições públicas, como hospitais ou escolas.

«As entidades públicas vão ser obrigadas a comprar aos pequenos agricultores inscritos uma parte daquilo que consomem. As escolas, as cantinas militares e hospitalares vão ter que comprar uma percentagem daquilo que gastam aos pequenos agricultores», indicou.

Adicionalmente, esta plataforma vai permitir «o reconhecimento das organizações de produtores multiproduto». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip