Phil Hogan diz que há uma rutura alimentar

O Comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, considerou, na sua intervenção num fórum político, realizado em Vilnius, na Lituânia, que a cadeia alimentar ao nível europeu apresentava grandes deficiências e que eram necessárias medidas para defender o rendimento dos produtores.

alimentar

Para o comissário os preços são muito baixos há algum tempo, o que está a causar graves problemas aos agricultores e pode pôr em causa o ritmo de produção europeia.

O responsável salientou que a globalização tem alguns aspetos positivos, mas tem levado a uma grande concentração de poder na grande distribuição.

Defendeu que todos temos de fazer um grande esforço para conseguir o equilíbrio da cadeia alimentar e, assim, restabelecer um funcionamento justo que permita o correto rendimento de todos os elos da cadeia. Os produtores têm de deixar de ser o elo mais fraco da cadeia.

O Comissário também se referiu ao problema dos custos de produção, sobretudo, no que diz respeito aos adubos, cujos preços devem estar ligados aos da energia e, portanto, ser corrigidos com a atual situação do mercado dos combustíveis.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip