Peste suína africana e rotulagem do mel debatidos no último Conselho de Agricultura e Pescas

No último Conselho europeu, que se realizou no passado dia 27 de janeiro, a Comissão apresentou a sua comunicação intitulada "Pacto Ecológico Europeu", publicada em 11 de dezembro de 2019. 

Apicultura

Nessa comunicação, a estratégia "Do prado ao prato" e a Política Agrícola Comum (PAC) são identificadas como sendo os principais instrumentos que ajudarão os agricultores e os pescadores a combater as alterações climáticas, a proteger o ambiente e a preservar a biodiversidade.

Após a apresentação, os ministros debateram os aspetos agrícolas do Pacto Ecológico Europeu, com base numa nota de orientação elaborada pela Presidência.

«A transição para uma economia com impacto neutro no clima é um dos maiores desafios para a UE. Os agricultores e os pescadores desempenharão um papel fundamental na consecução desse importante objetivo, mas precisarão de ajuda. As nossas políticas futuras têm de assegurar uma transição justa e uma vida digna. Entretanto, os agricultores europeus merecem segurança e previsibilidade. Tendo isso em mente, é necessário chegar a acordo o mais depressa possível sobre o regime transitório da PAC, devendo as regras anteriores manter-se em vigor durante o período de transição. Ninguém deve ser deixado para trás», afirmou Marija Vučković, ministra da Agricultura da Croácia.

Com base num documento da Presidência, os ministros discutiram também a proposta de regulamento relativo ao regime transitório da PAC, cujo objetivo é assegurar a continuidade do apoio da PAC aos agricultores europeus e a outros beneficiários em 2021, uma vez que não será possível aplicar os novos planos estratégicos a partir de janeiro de 2021.

Rotulagem em matéria de bem-estar dos animais

A delegação alemã prestou informações sobre os debates parlamentares realizados na Alemanha acerca de um rótulo nacional que distinga os alimentos produzidos de acordo com normas de bem-estar dos animais mais rigorosas do que os requisitos legais mínimos, bem como acerca da posição da Alemanha a favor de um rótulo a nível da UE em matéria de bem-estar dos animais aplicável a esses alimentos.

Peste suína africana

A Comissão Europeia prestou informações sobre os resultados da conferência internacional de alto nível intitulada "O futuro da produção mundial de carne de porco face à ameaça da peste suína africana".

Rotulagem do mel

Em nome de várias delegações, a Eslovénia e Portugal apresentaram uma declaração sobre a rotulagem de misturas de mel com indicação da origem.

Declaração conjunta da França, da Alemanha e de Espanha sobre o futuro da PAC

A delegação francesa apresentou uma declaração conjunta assinada em 19 de dezembro de 2019 pelos ministros da Agricultura da Alemanha, de Espanha e da França sobre o futuro da Política Agrícola Comum.

Saiba mais sobre a reunião no site oficial da Comissão.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip