Peso da Régua debate geologia do Alto Douro Vinhateiro

Entre os dias 1 e 3 de abril de 2016, Peso da Régua recebe o seminário “A Geologia na Rota da Vinha e dos Museus do Vinho no Alto Douro Vinhateiro”.

douro

O evento é promovido pela Associação Portuguesa de Geólogos, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e com a Rede de Museus do Douro (MuD), e conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O encontro pretende abordar as geociências no contexto do desenvolvimento sustentável da Terra, como também, abordar temáticas multidisciplinares, nomeadamente, as interações entre a geologia e a viticultura, divulgando a paisagem e o património geológico da Região do Alto Douro.

Procura ainda dar a conhecer ao público a arte da viticultura, contribuindo para a promoção e divulgação da rede de museus do vinho e o património geológico, vinhateiro e paisagístico da região do Alto Douro Vinhateiro, património mundial.

A edição de 2016 incluirá duas palestras, intituladas “Geologia, Geomorfologia e Edafologia” e “Viticultura, Geoturismo e Enoturismo”, contemplando ainda exposições e visitas guiadas a espaços museológicos da MuD e quintas vitícolas, para além de excursões de campo para se observar a paisagem e lugares com património geológico, assim como provas de vinhos, dirigidas por enólogos da região. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip