Pera Rocha do Oeste apresentada em certame que acontece na China

A cultura vai estar representada na maior feira para exportadores internacionais da China, a FHC – Food & Hotel China, que acontece a partir do próximo 12 de novembro, em Xangai.

Pera Rocha

O objetivo passa por conquistar consumidores chineses e a iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP). 

Segundo Domingos dos Santos, presidente da ANP, o objetivo é realizar contatos para «adiantar trabalho para quando for autorizada» a exportação para o mercado de frutas, incluindo a Pera Rocha

«A Pera Rocha do Oeste vai à conquista da China e pretende cativar o consumidor chinês com o seu sabor e a sua qualidade. É um destino de enorme potencial para a Pera Rocha do Oeste, numa altura em que decorrem negociações entre os governos de Portugal e China e há boas perspetivas de abertura do mercado chinês para receber este fruto. Também recentemente a União Europeia e a China fecharam um acordo histórico que vai proteger de imitações 100 indicações geográficas europeias, onde se inclui a Pera Rocha do Oeste». 

Esta ação de promoção da ANP insere-se no projeto "Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos", com o qual a associação pretende aumentar a visibilidade internacional da Pera Rocha do Oeste e do seu país de origem. 

Em declarações da presidência da Associação à Lusa, foi realçada a importância atual de encontrar outros mercados. «Temos de ter outros mercados alternativos para ultrapassar a crime económica do Brasil, o Brexit na Inglaterra e o embargo da Rússia aos produtos europeus e a China é um mercado muito populoso, com poder de compra e que consome produtos importados».

A Pera Rocha do Oeste é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados e cerca de 60% da produção nacional é vendida nos mercados internacionais.

No Stand N3H07 da Food & Hotel China, vai ser possível provar a Pera Rocha do Oeste e conhecer as suas características diferenciadoras.  Na edição deste ano são esperados 120 mil visitantes profissionais nos 180 mil metros quadrados de dimensão do evento. No total, marcam presença 3500 empresas de 43 países diferentes.

Em 2016, a China importou cerca de 3,8 milhões de toneladas de fruta, com crescimentos médios anuais de 16% desde então. O seu potencial enquanto mercado externo é elevado. Os governos de Portugal e da China têm trabalhado no sentido de abrir o mercado chinês à fruta portuguesa. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip