Pera Rocha: campanha permitiu exportar 12 mil toneladas para a Europa

Uma campanha conjunta da cadeia de supermercados Lidl e da Portugal Fresh, uma associação de promoção das frutas e legumes nacionais, exportou em dois anos 12 mil toneladas de pera rocha, anunciaram as duas entidades. 

pera rocha

O anúncio foi feito na semana passada durante a cerimónia de inauguração de uma das lojas da cadeia alemã, em Loures, a qual foi presidida pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas dos Santos. 

Segundo os dados revelados pela Lidl Portugal e pela Portugal Fresh, entre 2014 e 2015, foram exportadas 12 mil toneladas de pera rocha para a Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Irlanda, sendo que só para o mercado germânico foram 7.500 toneladas, o equivalente a 54 milhões de unidades desta fruta de origem portuguesa. 

A campanha conjunta das duas entidades envolve 15 organizações de produtores de pera rocha, das quais fazem parte cerca de mil agricultores. 

«Estes números são surpreendentes e deixam-nos bastante otimistas relativamente aos nossos objectivos até 2020. Acreditamos que até lá será possível atingirmos o valor de dois mil milhões de euros nas exportações realizadas no sector das frutas e legumes», afirmou o presidente da Portugal Fresh, Manuel Évora. 

Por seu turno, o ministro Capoulas Santos manifestou-se satisfeito com os resultados obtidos e afirmou que Portugal tem «uma vocação exportadora». 

«Queremos duplicar em quatro anos a produção das hortícolas e conseguir equilibrar a nossa balança comercial. Consideramos que é uma meta bastante exequível. Temos o setor a crescer a um ritmo que é o dobro do dos restantes setores», sublinhou o governante. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip