Pequenos Frutos: em Sever do Vouga nasceu uma cooperativa para apoiar produtores

pequenos frutos

Em Sever do Vouga um grupo de produtores de pequenos frutos criou uma cooperativa, de âmbito nacional, com vista a facilitar o escoamento da produção.

Sob a designação de "Bagas de Portugal, CRL", a cooperativa agrícola tem 40 sócios fundadores e além de pretender dar resposta à questão do escoamento do fruto, uma das razões principais que está na origem da cooperativa, esperam ainda encontrar soluções para outras áreas de interesse dos produtores, nomeadamente a conservação, armazenagem, transformação, promoção, produção e exportação dos pequenos frutos e derivados.

De acordo com a Lusa, a "Bagas de Portugal" reúne produtores de amora, framboesa, physalis, groselha, baga de sabugueiro, medronho, mirtilo, arando-vermelho e goji, entre outros frutos.

A programação da produção e a adaptação desta cooperativa propõe actuar na promoção da concentração da oferta e a colocação no mercado da produção, no desenvolvimento e apoio à investigação, na promoção de práticas de cultivo e técnicas de produção e de gestão dos resíduos respeitadores do ambiente, e na organização de ações de formação.

Paulo Lúcio é o produtor designado para presidir à direção da "Bagas de Portugal", que procura captar produtores de todo o país como associados, tendo o formulário de adesão disponível na sua página da internet.

Foto: Bagas de Portugal

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip