Pastores do Funchal já não vão para o Parque Ecológico

O diretor do Departamento de Ciências e Recursos Naturais da Câmara Municipal referiu que os pastores conseguiram encontrar uma quinta mais próxima que lhes permitiu o pastoreio, e por isso não seria necessário recorrer ao parque ecológico.

pastoreio

O diretor do Departamento de Ciências e Recursos Naturais da Câmara Municipal, José Carlos Marques, referiu que os pastores do Funchal conseguiram encontrar uma quinta mais próxima, que tinha sido vedada recentemente pela Fundação Social-Democrata, que lhes terá dito que voltaria a abrir as portas para receber o gado e por já não seria necessário terem que subir até ao Parque Ecológico do Funchal.

O mesmo responsável disse que a autarquia se mostrou sensível ao pedido dos pastores, que se queixavam da ausência de pasto e alertaram que «os animais estavam a morrer de fome», o que levou o município a autorizar o pastoreio no Parque Ecológico.

José Carlos Marques negou que tenha existido um retrocesso na decisão do município face a uma providência cautelar da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (AAPEF), entregue no sábado no Tribunal Administrativo do Funchal (TAF) e que visa a suspensão imediata da decisão da Câmara Municipal.

José Carlos Marques anunciou no sábado, na RTP-Madeira, que a autarquia decidiu permitir durante três meses o pastoreio no PEF, acedendo aos pedidos dos criadores de gado e pastores que se queixam de falta de pasto para o gado. «Podemos receber os rebanhos durante o próximo trimestre, temos pasto e mato suficientes», disse.

Fonte: jornaleconómico  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip