Passos Coelho defende mecanismo para fixar preço de referência do leite

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu este fim de semana a necessidade de criar um mecanismo europeu que fixe preços de referência no setor do leite que evite quebras demasiado acentuadas nos preços como ocorre atualmente.

«Precisamos de um mecanismo europeu que funcione nestas circunstâncias excecionais. Julgamos que há hoje mais países que compreendem as reticências que nós tínhamos e que hoje estarão disponíveis para rever essas decisões», afirmou.

Em declarações aos jornalistas, quando visitava a Agrival, em Penafiel, Passos lembrou que «Portugal foi provavelmente o único país que permaneceu até ao fim dentro de uma posição de advertência sobre consequências mais negativas que poderiam advir do fim do regime das quotas leiteiras».

«Parece-nos que agora o facto de haver preços excecionalmente baixos, que afetam os rendimentos dos agricultores e a viabilidade de muitas explorações pecuárias sensibiliza vários outros países, que nunca imaginaram que uma situação de preços tão baixos viesse a ser atingida», acrescentou o chefe do Governo.

O primeiro-ministro reafirmou que Portugal está com outros países, «nomeadamente Espanha, Itália e também com a França, a procurar sensibilizar a União Europeia para a necessidade de ter uma alteração nos preços de referência que permitiria a intervenção de mercado, sempre que preços anormalmente baixos possam ocorrer».

«Não podemos ir contra as regras estabelecidas e para poder alterar as regras temos de buscar alianças e compromissos com outros estados que sejam sensíveis a esta situação», assinalou ainda.

Pedro Passos Coelho comentou a situação «excepcional» dos Açores, região que, alertou, «não têm uma grande possibilidade de diversificar os investimentos na área agrícola» e, «como região ultraperiférica, necessitaria de ter um tratamento de exceção nesta matéria».

Ainda a propósito dos preços demasiado baixos do leite, recordou a intenção de o Governo «poder antecipar alguns dos pagamentos que são feitos aos agricultores para prevenir ou amortecer esta quebra de rendimento maior que está a ocorrer».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip