Pão de medronho já está disponível para o público

A partir do próximo dia 10 de julho, vai estar disponível para venda ao público, em Leiria, aquele que será, provavelmente, o primeiro pão de frutos vermelhos do mundo - o pão de medronho.

Pão de medronho

Nesta fase de arranque o pão de medronho estará disponível nos supermercados Coviran das localidades: Telheiro, Planalto, Monte Redondo, Amor, Arrabalde e Reguengo do Fetal.

Nas próximas semanas está previsto que esteja também à venda nos concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Cernache do Bonjardim e na cidade de Castelo Branco, em diversos locais.

Trata-se de um pão que apresenta um perfil nutricional diferenciador, de que destacamos: o baixo teor de sódio (‹10%); vários minerais provenientes do fruto; ácidos orgânicos voláteis; flavonoides; 14% de capacidade antioxidante; cerca de 20% dos VDR recomendados de fibra, por cada 100gr de pão. Estes compostos revelam interesse nutricional pela sua ação anti-inflamatória e de proteção da função cardiovascular, bem como pelo efeito na diminuição do risco de cancro e da oxidação celular (diminuição dos radicais livres).

É um pão de aspeto rústico, obtido a partir de farinhas não corrigidas, de longevidade superior, mantendo a frescura e macieza interna até ao sexto dia de vida útil. Aromático e bastante agradável, torna-se ainda mais delicioso quando torrado.

Trata-se um produto desenvolvido nos últimos 10 anos por Rui Lopes. Chefe de cozinha e nutricionista, é membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e estudante de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, da ESTM, instituições de referência do Politécnico de Leiria.

Nos últimos anos, a colaboração com a Padaria Ritus do Pão, de Monte Redondo, Leiria, permitiu otimizar esta fórmula que, em julho de 2019, foi premiada com o 3º Lugar, no 4º Concurso de Ideias Agriempreende, que distingue ideias inovadoras no setor agroalimentar.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip