Pan Europe preocupada com autorizações de alguns produtos fitossanitários

A organização não-governamental PAN Europe, mostrou-se muito preocupada com a possibilidade de derrogação do prazo de autorização de certos produtos fitosanitários, que deveriam rapidamente ser proibidos pela Comissão Europeia.

Esta posição foi apresentada, depois de um relatório da EFSA (European Food Safety Authority), em que a autoridade europeia vem dizer que, em caso de existir um risco fitossanitário grave para as plantas, que não possa ser resolvido com recurso a outras tecnologias, poderão ser autorizadas por cinco anos as autorizações de certos produtos que estavam em vias de serem proibidos.

A PAN Europe opõem-se terminantemente a este procedimento, que diz poder também abranger alguns herbicidas, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, podem ser perigosos para a saúde pública.

Também se manifestou contra a possibilidade de utilização de vários herbicidas em conjunto para eliminar todas as infestantes e que pode, em alguns casos, constituir um cocktail considerado explosivo para a saúde pública. 

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip