Ourique: Feira do Porco Alentejano impulsiona economia da região

porco alentejano

A fileira do porco alentejano abrange todos os setores de atividade e é «essencial» para a economia de Ourique, que aposta na promoção daquela carne, disse o presidente do município, Pedro do Carmo.

O edil salienta que esta «é uma fileira transversal a todos os setores de atividade e essencial para a dinâmica da economia do concelho».

O autarca falava a propósito da Feira do Porco Alentejano deste ano, que vai decorrer entre 20 e 22 de março, com iniciativas em vários locais da vila de Ourique, sobretudo no recinto principal, o Pavilhão Multiusos, onde vão estar cerca de 145 expositores, «um aumento significativo» em relação aos 107 da edição de 2014.

Segundo o autarca, a fileira do porco de raça alentejana envolve os setores primário, através da produção de porco, secundário, através da transformação da carne em produtos derivados, e terciário, através da prestação de serviços e da comercialização de produtos relacionados.

No concelho, indicou, existem explorações agropecuárias que produzem e pequenas e médias indústrias que transformam a carne de porco de raça alentejana e Ourique «tem-se afirmado como uma referência gastronómica à base do porco alentejano».

Por isso, frisou, a câmara «aposta» na estratégia de afirmação de Ourique, no distrito de Beja, como «capital do porco alentejano» e na promoção nacional e internacional daquela carne junto de mercados «fundamentais» para a dinamização da fileira.

A Feira do Porco Alentejano, segundo o autarca, «tem vindo a crescer de forma consolidada» e este ano, apesar da crise, «vai ser a maior de sempre pelo número de expositores e também se espera que seja pelo número de visitantes».

«Aumentámos significativamente a área de expositores» da feira deste ano, mas, mesmo assim, «muitas empresas ficaram de fora», porque houve «um grande interesse» de empresas em participar e não havia capacidade logística para mais expositores, disse.

A feira, organizada pela Câmara de Ourique e pela Associação de Criadores de Porco Alentejano pretende «afirmar» a vila como a «capital do porco alentejano» e promover a fileira e «a qualidade» dos produtos derivados da carne daquela raça, explicou.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip