Os melhores programas para as vindimas estão na Rota dos Vinhos do Dão

Está a chegar a época mais especial do ano: as vindimas. Na região do Dão, a tradição ainda é o que era e várias quintas da Rota dos Vinhos do Dão convidam os curiosos a viver momentos inesquecíveis.

Na Caminhos Cruzados a apanha da uva está marcada para as 11h00 e os visitantes recebem uma t-shirt, chapéu, tesoura e balde para que todos possam desempenhar a tarefa. Uma hora depois realizar-se-á uma visita à área de receção, prensagem, vinificação e sala de estágios, para que todos possam aprender sobre todo o processo de produção de vinho. No final, claro que não poderia falar uma prova. Esta experiência tem o valor de 35 euros por pessoa. Porém, a Caminhos Cruzados têm ainda outra opção que inclui pequeno-almoço, apanha da uva, visita à área de receção, prensagem, vinificação e sala de estágios e a prova de três vinhos. O valor é de 45 euros por pessoa. Quem preferir pode ainda optar pelo programa que inclui pequeno-almoço beirão, vindima, visita e almoço harmonizado pelo valor de 75 euros por pessoa. Os programas estão disponíveis durante o mês de setembro, podendo ser prolongados para outubro. As reservas deverão ser realizadas de forma antecipada através dos seguintes contactos: 232940195 ou enoturismo@caminhoscruzados.net.

Na Quinta do Soito, onde se produzem os vinhos Soito Wines, a experiência começa
às 9h30 com a entrega do Kit de vindimas, seguindo-se a colheita da uva na vinha. A etapa seguinte está reservada para uma visita à adega onde os visitantes poderão acompanhar o processo de vinificação, começando pela seleção das melhores uvas ao lado de um técnico que dará a conhecer todos os passos até à fermentação. Depois do trabalho, será tempo de descansar, apreciar a natureza e degustar alguns vinhos da quinta, harmonizados com produtos da região. O valor da experiência é desde 60 euros por pessoa (mínimo de duas pessoas), as crianças entre os 7 e os 11 anos pagam 30 euros. Quem quiser ir mais longe pode ainda inscrever-se na Competição “Pisa a Pé”, ideal para se divertir entre família ou com amigos, pelo custo adicional de 10 euros, mediante disponibilidade. Para mais informações e reservas poderá contactar: 919185700 ou geral@soitowines.net.

Na Quinta da Taboadella, um dos projetos mais recentes da região do Dão, experienciar a vindima é sentir e conhecer a vida no campo, participar no corte das uvas, assistir à vinificação na adega, ao mesmo tempo que a equipa explica todo o processo produtivo durante a sua visita. Depois há tempo para uma prova de vinhos Villae e logo a seguir é altura de relaxar e usufruir de uma merenda junto a um recanto privado, em contacto com a natureza ou na varanda da adega. A experiência está disponível de terça a sábado e o valor é de 50 euros por pessoa. A reserva é obrigatória para os contactos 967116877 ou taboadella@amorimfamilystates.com.

Na Quinta do Cruzeiro, onde se produzem os vinhos Julia Kemper, a experiência das vindimas vive-se entre as montanhas do Dão. O programa “Há Prova na Vinha” inclui prova de dois vinhos, com degustação de pão regional e azeite da produção Julia Kemper, na vinha onde a vindima está a ser realizada. O valor é de 35 euros por pessoa (mínimo 2 pessoas). Se a vindima em curso for a das uvas tintas, os visitantes são convidados a experienciar a pisa das uvas nos lagares, com um custo extra de 20 euros por pessoa. Para realizar a sua reserva contacte: 918 133 592 ou hello@juliakemperwines.com.

Na Quinta de Lemos a oferta inclui vista, prova de vinhos acompanhada com petiscos e experiência de vindima (apanha da uva e pisa de uva no lagar). O valor é de 100 euros por pessoa, os visitantes entre os 13 e os 18 anos têm 50% de desconto e a experiência é gratuita para crianças até aos 12 anos. O programa é válido durante o mês de setembro (de segunda a sexta-feira) e os interessados deverão reservar com 48 horas de antecedência para info@quintadelemos.com.

Em Vinhó, na Quinta Madre de Água a experiência prolonga-se por todo o dia. Pelo valor de 60 euros por pessoa, os visitantes recebem à chegada, pelas 10h00, o kit de vindimas. Na adega participam no processo de vinificação: a seleção da uva na mesa de escolha e/ou a pisa a pé nos lagares. Para as 12h30 está marcado o almoço temático, seguindo-se uma visita à propriedade, que oferece uma vista para a Serra da Estrela. O dia termina com uma degustação de vinhos e queijos. A vindima de vinhos branco realiza-se de 18 a 27 de setembro e a de vinhos tintos de 28 de setembro a 14 de outubro. Para quem preferir prolongar a estadia, a quinta dispõe ainda de um programa de 3 dias e duas noites, a partir de 440 euros para duas pessoas. As reservas podem ser realizadas para o 238490500 ou marketing@quintamadredeagua.pt.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip