Os desafios do empreendedorismo e inovação no setor agrícola e agroalimentar
A segunda Edição da MBIA Talk que decorreu esta semana foi palco de um painel de discussão subordinado ao tema “Estratégia e Gestão no Setor Agroindustrial Português”, que contou, entre outros, com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.
Com o objetivo de dar espaço à discussão de ideias sobre o setor agrícola, o apoio à inovação e ao empreendedorismo agroalimentar, esta segunda MBIA Talk ficou marcada pelo exemplo da Science4you, uma empresa de fora do setor onde a persistência, insistência e instinto do fundador foram evidenciadas pelo sales manager, Filipe Silveira, como os alicerces da empresa que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos e científicos.
Alicerces que os quatro empreendedores participantes no «elevator pitch» também manifestaram.
Tendo em comum a atuação no setor agrícola, a Casa de Penalva, a Open PD, a Terra Pro e a Trigger.Systems apresentaram à plateia, composta por investidores, pessoas singulares e coletivas ligadas à agricultura e agroindustrial, entidades governamentais, regulatórias e parceiros institucionais MBIA (AICEP, ANJE, CAP, COTEC), o que oferecem ao mercado e o que os distingue e torna únicos.
Com o setor agrícola a ser responsável por 1/5 das exportações, Luís Castro Henriques, administrador da AICEP, dissertou acerca do investimento direto estrangeiro no primeiro setor e evidenciou as ferramentas e mecanismos que a sua organização dispõe e que estão ao serviço também dos empreendedores agrícolas.
Espaço privilegiado de discussão e inspiração sobre o empreendedorismo e inovação no setor agrícola e agroindustrial, esta segunda MBIA Talk, que se realizou no Hotel Palácio do Governador, teve um dos seus pontos altos durante o debate moderado pelo Diretor geral da COTEC, Jorge Portugal.
Tendo como pares de conversa o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, Francisco Gomes da Silva, Docente do ISA, João Cortez de Lobão, Diretor da Sociedade Agrícola Herdade Maria da Guarda, e Luís Mira, Presidente da INOVISA, a MBIA Talks permite concluir que temos hoje uma nova agricultura, feita por pessoas que estão por vocação, que têm formação em áreas diversas, que aportam inovação e dinamismo a um setor que tradicionalmente dava emprego à geração seguinte da família.
Um posicionamento que em simultâneo traz sustentabilidade e conhecimento ao setor, e onde a resposta a problemas vem da universidade. Instituições que, de acordo com Francisco Gomes da Silva, «têm de abrir muros para maior colaboração».
Com o Secretário de Estado a evidenciar otimismo quanto ao futuro da agricultura e a deixar dois desafios aos empreendedores agrícolas – internacionalização do setor e um maior equilíbrio da cadeia alimentar –, Luis Medeiros Vieira reforçou a necessidade de se definir uma estratégia para desperdiçar menos, para se aprender a comer melhor, sem nunca perder de vista que os destinatários das políticas públicas são os consumidores.
Segundo Estélio Sequeira, Diretor de Operações da McDonald’s Portugal, «esta 2ª Edição MBIA Talk foi bastante positiva, penso que saímos todos deste encontro com uma sensação de otimismo em relação ao futuro da nossa agricultura. Portugal continua a exportar e representa hoje um enorme potencial que lhe pode permitir ganhar espaço num mercado global através de produtos que se distinguem principalmente pela sua qualidade de excelência. A MBIA tem na sua essência contribuir para acelerar o crescimento e inovação dos negócios agrícolas e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento deste setor».
Luís Mira da Silva, Presidente da Direção da INOVISA, afirmou que «em mais uma iniciativa da MBIA ficámos a conhecer casos de sucesso onde ficou visível a aplicação das novas tecnologias ao setor agroalimentar o que torna a agricultura mais sustentável, mais inovadora, mais virada para o exterior e mais rentável».