Opinião: Sustentabilidade na construção civil e agricultura

Por: Sofia Silva | Membro da direção da Urcamat – materiais de construção civil

A adoção de práticas sustentáveis é uma medida cada vez mais urgente, que também se aplica na construção civil e na agricultura. A promoção destas práticas está inteiramente ligada à educação ambiental e à sensibilização da população para a sua importância.

O planeta está em risco e os ecossistemas estão constantemente a sofrer ameaças o que, consequentemente, coloca a vida como a conhecemos em risco.

Neste sentido, é fundamental promover a educação ambiental junto das escolas, mas também da população adulta, por forma a promover práticas sustentáveis.

Segundo um estudo realizado pelo INE, em 2020, a construção e a agricultura destacam-se como os setores económicos do tecido empresarial que geraram mais resíduos, o que prova que existe um longo caminho a percorrer.

Na área da construção existem várias práticas sustentáveis que podem e devem ser adotadas, como: uma boa gestão de materiais e a sua reciclagem sempre que possível; optar por materiais recicláveis no posterior desmantelamento das construções; preferência de fontes de energia renováveis; consumo consciente de água e o seu reaproveitamento; escolha de modelos de telhas cobertos de plantas – benéfico em termos de conforto térmico, acústico e na captação e filtração de águas pluviais.

Já na área da agricultura é também possível priorizar práticas sustentáveis tais como reaproveitar a água da chuva para a irrigação; optar por adubos e fertilizantes naturais; fazer rotação de culturas, pois aumenta a fertilidade dos solos; e investir em sistemas com energia renovável como, por exemplo, a solar.

Estas medidas para além de benéficas em termos ambientais podem ser fundamentais no crescimento das organizações com uma visão de futuro e na redução de custos a longo prazo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip