OMS lança campanha para promover segurança alimentar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) uma campanha destinada a promover a segurança alimentar, numa altura em que milhões de pessoas morrem de fome ou devido a produtos estragados e a obesidade ganha diariamente terreno.

«A segurança, a qualidade e a quantidade da alimentação devem andar a par», declarou Margaret Chan, diretora-geral da OMS, numa visita ao mercado de Rungis, na periferia parisiense, onde assinalou o Dia Mundial da Saúde 2015, dedicado à segurança sanitária dos alimentos.

A campanha promovida pela OMS visa sensibilizar os consumidores para os perigos da sua alimentação, com recomendações sobre o equilíbrio nutricional e sobre a forma de preparar pratos de forma higiénica.

Segundo a agência especializada das Nações Unidas, cerca de dois milhões de pessoas morrem anualmente no mundo devido a doenças relacionadas com a comida ou a água.

A alimentação pode ser contaminada por vírus, bactérias, parasitas, produtos químicos ou poluição da água, que podem estar na origem de cerca de 200 doenças, desde a diarreia ao cancro.

Vinte e duas patologias ligadas à alimentação fizeram 580 milhões de doentes em 2010, dos quais 350 mil acabaram por morrer, de acordo com dados preliminares fornecidos pela OMS.

Mais de 40% das pessoas afetadas eram crianças com menos de cinco anos, sobretudo habitantes em países pobres.

Mas também podem surgir crises sanitárias relacionadas com a alimentação em países desenvolvidos: em 2011, uma contaminação pela bactéria Escherichia coli (E.coli) em sementes germinadas na Alemanha fez mais de 40 mortos na Europa e custou 1,2 mil milhões de euros aos agricultores e à indústria agroalimentar dos países europeus.

Apesar das crises, mais de uma centena de países em todo o mundo não dispõe ainda de uma legislação que estabeleça padrões em matéria de segurança alimentar, segundo o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, também presente em Rungis. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip