Oeste 2020: setor agroalimentar é uma das prioridades da região

O setor agroalimentar, o mar e o turismo são os três eixos de especialização em que a região Oeste vai apostar até 2020 no âmbito do programa estratégico de desenvolvimento aprovado pela Comunidade Intermunicipal (CIM).

A Estratégia Regional 2020 Oeste Portugal, apresentada a 30 de abril aos deputados da comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCim, destaca «a economia do mar, o agroalimentar e o turismo como os setores em que vai ser jogado o joker» afirmou o presidente do conselho intermunicipal, Carlos Miguel.

Os três eixos de especialização prioritários definidos no plano são assumidos como «uma estratégia de especialização inteligente» em que «a economia do Mar no Oeste deve assumir o desafio de valorizar e qualificar atividades tradicionais e, em simultâneo, evoluir na fileira para setores diferenciados e capitalizadores de inovações tecnológicas».

Já no setor agroalimentar pretende-se «dar um novo impulso às parcerias entre os agentes empresariais, com as instituições de ensino superior e com os consumidores», passando igualmente pela criação de uma marca Oeste Portugal, única para todos os produtos produzidos na região, incluindo os recursos, recursos energéticos e recursos turísticos.

Os três eixos de especialização fazem parte de um conjunto de nove eixos de intervenção que definem as «prioridades transversais a toda a região» e que se centram no mercado de trabalho e emprego, empreendedorismo, sociedade digital, sustentabilidade e eficiência, regeneração urbana e mobilidade, inclusão social, educação e inovação e criatividade.

Dentro destes nove eixos a OesteCim está a preparar as candidaturas a Investimentos Territoriais integrados (ITI), que terão que ser apresentadas até 21 de maio mas em relação às quais «a única área mapeada são as construções escolares», sublinhou Carlos Miguel, lamentando «as dificuldades que as CIM têm para decidir as candidaturas quando não se sabe que tipo de equipamentos são prioritários em cada território».

De acordo com o autarca são também ainda desconhecidos «os fundos a que o Oeste terá acesso», estimando os autarcas que «se consigam igual os valores do anterior quadro comunitário de apoio» que rondou os 70 milhões de euros para a região.

A verba, alertou, poderá no entanto «ser potenciada pelo setor privado, cujos projetos nas três áreas de especialização serão valorizados» na aprovação de candidaturas, algumas das quais, até ao montante de 250 mil euros, poderão ser apresentadas na Oestecim que se candidatou a ser o ponto de acesso aos Programas Operacionais.

Fonte: Lusa

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip