Oeiras recebe V Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos

O auditório do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária é palco, nos dias 14 e 15 de outubro de 2016, do V Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos.

pequenos frutos

O Portal Agronegócios e a Revista AGROTEC são media partners do evento organizado, em conjunto pelo INIAV, a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).

Em comunicado, a organização salienta que este colóquio tem como tema central “A Melhoria da Produção visando a Integração nos Mercados”.

Irá desenrolar-se em torno dos temas “Produção de pequenos frutos em solo, substrato e hidroponia”, “Sanidade vegetal”, “Qualidade e pós-colheita”, “Contributo dos pequenos frutos para a saúde humana” e “Organização da produção e Comercialização”.

O objetivo passa por «centrar a discussão nos avanços técnicos e científicos que se têm verificado no setor e dá-los a conhecer a todos os que se dedicam a este ramo da horto-fruticultura, nomeadamente aos produtores, técnicos e consultores da fileira. Será o espaço de eleição para os investigadores, professores e empresas apresentarem os resultados do seu trabalho de uma forma interativa com amplo espaço de discussão e partilha».

Em simultâneo decorrerá uma apresentação de produtos sobre o tema “Inovação na transformação de pequenos frutos”, em parceria com a AGIM - Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial.

A organização sustenta ainda que o setor dos pequenos frutos «encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da hortofruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas».

«A fileira cresceu fortemente em área, mas baseada num elevado número de produtores, facto que obriga a um enorme esforço na disseminação das melhores práticas agrícolas e na sua organização. Em 2000, o INIAV e a APH decidiram que era importante a realização de um evento técnico-científico que desse a conhecer os trabalhos de todos os intervenientes neste setor surgindo, assim, a realização do I Colóquio Nacional da Produção de Morango e Outros Pequenos Frutos que vai agora completar a sua quinta edição», acrescentam os promotores.

Na sequência dos eventos anteriores iremos realizar nos dias 14 e 15 de outubro o V Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos, uma organização conjunta do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).  

Mais informações aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip