O setor hortofrutícola europeu e o combate às consequências da Covid-19

A Associação Europeia de Hortofrutícolas Frescos (Freshfel) divulgou um documento sobre as implicações da pandemia da Covid-19 no setor dos hortofrutícolas frescos europeus. A entidade defende que o setor necessita de mais apoio para salvaguardar competitividade e garantir o fornecimento dos consumidores.

Alface

O objetivo desta avaliação de impacto é fornecer uma visão abrangente dos principais desafios que o setor europeu de frutas e legumes frescos está a enfrentar como resultado da pandemia. O documento descreve os principais dificuldades identificadas até agora para cada uma dos camadas da cadeia alimentar, bem como expõe os possíveis desafios a médio e longo prazo. Além disso, várias recomendações para mitigar riscos são incluídas, assim como as recomendações das entidades governamentais dos Estados-Membros.

Incertezas do mercado

O estudo aponta que as necessidades dos consumidores foram conseguidas, mesmo apesar do aumento abrupto da procura. O foco são agora os mercados locais. O encerramento da restauração interrompeu a procura por categorias com amplas margens (por exemplo, salada e corte fresco). Existe, ainda, uma maior probabilidade de volatilidade dos preços devido a interrupções na cadeia.

A problemática da mão-de-obra

As proibições de viagens levaram a uma escassez de trabalhadores sazonais necessários para a produção. As medidas de distanciamento social abrandou as operações e, portanto, a disponibilidade do produto para os consumidores. Existe, ainda, uma falta generalizada de equipamentos de proteção e testes.

Desaceleração logística

Os atrasos nas operações, devido a problemas sociais distanciamento e encerramento de fronteiras, estão a influenciar negativamente a qualidade dos produtos. A interrupção nos canais de transporte está a causar o retornos de camiões de abastecimento vazios, baixa acessibilidade a contentores marítimos e as trocas mínimas a nível aéreo. Contudo, os operadores investiram em equipamento de proteção e acessórios adicionais para que as operações continuem.

Pode consultar o restante relatório, que já está disponível online.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip