O maneio holístico é tema de reunião online organizada pela CICYTEX

O Centro de Investigação Científica e Tecnológica da Extremadura (CICYTEX) organiza, no próximo dia 16 de dezembro, um “Dia Aberto Online sobre o maneio holística da pastagem”, no âmbito do projeto de cooperação Espanha-Portugal PRODEHESA-MONTADO. Esta atividade será realizada através da plataforma Zoom e dirige-se especialmente ao pessoal técnico e gestor de pastagens e assembleias.

CICYTEX

O objetivo é apresentar aos profissionais um sistema de maneio que alie a tomada de decisão e o planeamento, recuperando o efeito rebanho do gado na natureza para melhorar a produtividade dos solos onde pastam e aumentar a sua capacidade de retenção de água.

Para este “Dia Aberto”, o CICYTEX contará com Gustavo Alés e María Catalán, educadores em maneio holístico do AleJAB, entidade sem fins lucrativos credenciada pelo Savory Institute for Holistic Management, para atuar e divulgar esta metodologia de gestão de pastagens na Península Ibérica e Norte de África.

Esta reunião terá duas partes. Uma primeira sessão teórica, na qual serão abordadas questões básicas sobre o maneio holístico no dehesa: introdução, contexto holístico, planeamento financeiro, fundiário e pastoril; processos fundamentais e, por fim, plano de monitorização de resultados.

A segunda sessão será prática. Por meio de visitas virtuais a duas explorações, será evidenciada a aplicabilidade das técnicas que discutiram anteriormente. A quinta das Defesinhas, localizada no Alentejo português, possui gado e também se destaca pelo beneficiamento de pastagens e regeneração natural. Por outro lado, a exploração agrícola Mundos Nuevos, localizada no município de Badajoz de Retamal de Llerena, possui ovelhas e porcos e é um exemplo de máxima eficiência no manuseamento da água e matagal. Nesta sessão haverá espaço para debate com os gestores das duas explorações.

O formulário para participar desta reunião já está disponível. O período de inscrições encerra a 14 de dezembro.

Transferência de conhecimento e inovação

Esta iniciativa insere-se na linha de trabalho Consolidação de uma estratégia de divulgação do conhecimento, promoção da transferência de resultados e inovação, no âmbito do Projecto de Cooperação Transfronteiriça para a Valorização Integral do Dehesa e do Montado (PRODEHESA-MONTADO), coordenado pelo CICYTEX e em que participam outras 15 entidades da Extremadura, Andaluzia e Portugal.

Dentro desta linha, o CICYTEX organizou dias de campo, workshops técnicos e encontros digitais, com conteúdos previamente identificados como prioritários por associações vinculadas a produções, serviços e valores do dehesa.

O PRODEHESA-MONTADO é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

As tarefas deste projeto, que termina em abril de 2021, podem ser consultadas no portal web.

Saiba mais sobre o maneio holístico numa entrevista a Manuel Die Dean, veterinário e produtor de gado no Alentejo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip