Nutrimais - Um corretivo agrícola orgânico de alta qualidade para alta produtividade em plantações de pequenos frutos

Por: José Martino, Consultor da LIPOR (www.nutrimais.pt)

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto tem em laboração, desde maio de 2005, uma Central de Valorização Orgânica, a qual, pode produzir até 24000 toneladas de corretivos agrícolas orgânicos de alta qualidade da marca “NUTRIMAIS”.

As matérias-primas, resíduos orgânicos separados na origem, utilizadas na produção do NUTRIMAIS são provenientes de restaurantes, cantinas, mercados grossistas e retalhistas, entrepostos de normalização de hortofrutícolas e domicílios, e resíduos verdes provenientes de jardins, bem como flores empregues nos cemitérios.

A Central de Valorização Orgânica da LIPOR, a qual representou um investimento de vinte e cinco milhões de euros, está equipada para fazer de forma permanente (sete dias por semana, trezentos e sessenta cinco dias por ano) a condução e monitorização do processo de compostagem de forma automática e totalmente informatizada.

O NUTRIMAIS é produzido pelo processo de compostagem em túnel, durante duas fases, com cada uma com quatorze dias. Entre as duas fases e a maturação a matéria orgânica passa por tratamento mecânico com homogeneização dos componentes, crivagem, desferrização e separação dos materiais leves e pesados. A maturação decorre em parque construído para o efeito, com injeção de ar pela base para oxigenar o composto, durante um período temporal de 30 a 60 dias.

A qualidade do NUTRIMAIS resulta da conjugação de vários fatores decorrentes do seu processo de obtenção. São de referir: a escolha criteriosa, na origem, das matérias-primas com que é fabricado; a monitorização contínua do processo de compostagem; o controlo de qualidade analítico nas várias fases do processo - matéria-prima, produto intermédio do processo de compostagem e composto final - recorrendo a análises laboratoriais internas e externas; e ainda o sistema de rastreabilidade instalado. O sistema de rastreabilidade consiste em colocar em todos os lotes de NUTRIMAIS que sejam comercializados um código localizado na parte inferior da embalagem, o qual permite fazer o histórico do produto desde a recolha das matérias-primas, processo e análises químicas e microbiológicas (estas podem ser solicitadas pelos técnicos e agricultores).

O NUTRIMAIS caracteriza-se por: estar isento de infestantes e de patogénicos; possuir levado valor fertilizante; atuar como agente de luta biológica contra doenças do solo; ser muito rico em compostos húmicos e micronutrientes; possuir um teor bastante significativo de macronutrientes; ser adequado para utilização de forma direta; ter pH próximo da neutralidade; ser rentável e eficiente na agricultura.

A qualidade do Nutrimais carateriza-se por ausência ou baixo teor de inertes, ausência de cheiro ou presença de um cheiro semelhante a terra molhada, e pelas seguintes determinações analíticas laboratoriais: taxa de humificação (%); ácidos húmicos / ácidos fúlvicos; consumo de oxigénio (mg.O2/kg.h); rotergrade (graus celsius); condutividade elétrica (mS/cm a 25 graus celsius); teores em metais pesados (cádmio, chumbo, crómio, cobre, mercúrio, níquel, zinco); parâmetros microbiológicos (coliformes fecais, estreptococos fecais, salmonela, spp); azoto amoniacal (%); teste de inexistência de sementes de infestantes (n.º); razão entre a relação C/N final sobre a inicial (composto está maturado quando a razão é 0,75 ou idealmente 0,6). Na tabela seguinte estão descritas as Determinações Analíticas que caraterizam a alta qualidade do composto NUTRIMAIS produzido pela LIPOR:

p18 fig1

A qualidade de compostos do Nutrimais permite certificá-lo para utilização na agricultura em modo de produção biológico, pois trata-se de uma vertente bastante interessante, com forte crescimento anual, não sendo aceitável por questões de sustentabilidade e neste momento de crise económica e financeira de Portugal, a importação destes produtos para correção da matéria orgânica do solo.    

A oferta do Nutrimais tem que ser realizada em função da procura, respeitando a sua sazonalidade, há grande procura de setembro a abril e baixa procura de maio a agosto. O cumprimento deste princípio obriga que a Central de Valorização Orgânica da LIPOR tenha capacidade para armazenar as produções de maio a outubro.

O NUTRIMAIS corretivo agrícola orgânico para a agricultura pode ser apresentado na forma peletizada ou granulada em sacos de 40 litros e bigbags, na forma pulverulenta em sacos de 40 litros, 70 litros e bigbags.

Os benefícios diretos da aplicação do NUTRIMAIS assentam essencialmente em três áreas: benefícios no solo, nas plantas e no ambiente. No solo, a aplicação do produto melhora o arejamento e a sua capacidade de retenção da água e dos adubos; torna-o fofo, aveludado e grumoso por agregação das partículas suas constituintes. Relativamente às plantas, o NUTRIMAIS promove um maior crescimento das raízes; reduz a ocorrência de doenças, porque incrementa o desenvolvimento de microrganismos benéficos; fornece um conjunto de nutrientes que as plantas necessitam, de forma equilibrada, libertando-os lentamente ao longo de um largo período de tempo; a sua aplicação ao solo, na fase de crescimento e formação das árvores ou arbustos, é responsável pelo aumento do diâmetro dos troncos e ramos e pelo maior desenvolvimento das plantas (comparativamente, entre aplicar e não aplicar NUTRIMAIS para o mesmo período de tempo, ensaios indicam que há um maior crescimento e desenvolvimento de plantas fertilizadas com NUTRIMAIS). Também a nível ambiental se podem referir vários benefícios provocados pela aplicação deste composto: redução da aplicação de adubos e pesticidas; redução da contaminação das águas subterrâneas e superficiais devido ao aumento da capacidade de retenção do solo para os constituintes dos adubos, herbicidas e pesticidas; prevenção da erosão do solo, uma vez que favorece a agregação das suas partículas constituintes; aumento da infiltração da água, pois combate a compactação nos solos.

Os pequenos frutos, mirtilos, framboesas, groselhas, amora, kiwis arguta, etc. são culturas muito exigentes no teor de matéria orgânica no solo (3-4%) pois necessitam de solos fofos, arejados, agregados, estruturados, com disponibilidade permanente de nutrientes, disponibilizados de forma equilibrada para as suas necessidades. A aplicação de Nutrimais na zona onde as jovens plantas de pequenos frutos irão desenvolver o sistema radicular ajuda ao seu desenvolvimento porque melhora as propriedades físicas do solo sobretudo, as relações entre o ar e a água, sobretudo, tem uma influência fundamental sobre o volume do ar e de água retida pelo solo. Este fenómeno tem sido verificado diversas vezes na minha prática agronómica, onde constato que as maiores produtividades das plantações ocorrem naqueles casos em que a formação das plantas se faz com aplicação de matéria orgânica superior a 20 toneladas por hectare. Assim sendo, recomenda-se a aplicação de 10 a 20 toneladas Nutrimais de por hectare, de acordo com as análises de solo, caso seja a produção seja no modo biológico recomenda-se 5 toneladas por hectare. Se a opção for por Nutrimais granulado reduzir para metade as quantidades aplicadas. Nos três primeiros anos aplicar metade das doses de implantação.

O NUTRIMAIS apresenta vantagens decorrentes da sua aplicação em pequenos frutos: trata-se de uma matéria orgânica de alta qualidade, estabilizada e maturada; provoca uma melhoria da eficácia das regas; é de fácil utilização e manuseamento; pode ser feito o seu espalhamento mecânico através de distribuidores centrífugos acoplados ao trator; melhora as produções.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip