Novos regadios de Alqueva

Já se encontra em obras a mais recente infraestrutura de rega de Alqueva. Esta trata-se do bloco de rega de Viana do Alentejo, localizado no distrito de Évora, uma infraestrutura que vai beneficiar uma área com cerca de 4 600 hectares.

Deste projeto fazem parte a instalação de 36 quilómetros de condutas, 11 dos quais são adutores principais e 25 de redes de rega. Este novo bloco de rega terá ainda cerca de 2 km de redes viárias e de 31 hidrantes que servem 91 bocas de rega.

A nova infraestrutura de rega insere-se no projeto de expansão do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva enquadrado pelo Plano Nacional de Regadios. Recorde-se que Alqueva já equipa cerca de 120 mil hectares com infraestruturas de rega, tendo iniciado a segunda fase para instalação de mais cerca de 50 mil hectares, totalizando em 2023 uma área beneficiada de 170 mil hectares.

À data estão em curso as empreitadas de rega dos blocos de Évora, Cuba/Odivelas e Viana do Alentejo, envolvendo mais de 10 mil novos hectares de regadio.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip