Novos desafios para a viticultura num clima em mudança

Realiza-se a 3 de novembro, no Regia-Douro Park, em Vila Real, com início pelas 9h30, o Open Day ModelVitiDouro: New challenges for viticulture under a changing Climate.

vinho

Este dia aberto conta com oradores convidados de grande prestígio internacional na área das alterações climáticas e da vitivinicultura, nomeadamente o Professor Gregory Jones (Oregon, EUA) e o Professor Nuno Magalhães (UTAD), e visa também a divulgação dos principais resultados do projeto Modelvitidouro, agora na sua fase final.

Dada a pertinência do tema dos impactes das alterações climáticas na viticultura portuguesa e mundial, pretende-se que seja um encontro com elevado interesse, não só para investigadores e estudantes de áreas afins, mas também para produtores, empresas e entidades do setor vitivinícola, pelo que a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.

A localização privilegiada do Regia-Douro-Park e as suas instalações de excelência facilitarão a interação entre os vários agentes do setor e a comunidade científica, num ambiente que se pretende de efetiva partilha de conhecimentos e potenciador de colaborações futuras.

Financiado pelo PRODER – Inovação (PA 53774), o Projeto Modelvitidouro tem como objetivo central o desenvolvimento de um modelo de previsão da produção vitivinícola na Região Demarcada do Douro (RDD), tendo em conta as especificidades edafoclimáticas de cada sub-região da RDD e tem como parceiros as Adegas Cooperativas de Favaios (entidade promotora), Mesão Frio e Freixo de Espada à Cinta, além da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip