Novo projeto COREnet propõe reduzir o fosso entre consumidor e produtor
Um novo projeto europeu HORIZON – COREnet vai reforçar as ligações entre consultores, agricultores e consumidores e fomentar cadeias curtas e sustentáveis de abastecimento de alimentos em todos os países da União Europeia.
As Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos estimulam os sistemas alimentares mais inclusivos, resilientes e sustentáveis. Contudo, as barreiras institucionais e regulamentares e as lacunas de conhecimento dos agricultores dificultam a expansão das cadeias curtas de abastecimento de alimentos no mercado. Para superar estes inconvenientes, há necessidade de serviços de aconselhamento especializado em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos (em inglês Short Food Supply Chains – SFSC) direcionados e imparciais, capazes de identificar soluções e providenciar o aconselhamento necessário para impulsionar o seu desempenho e impacto.
O projeto COREnet vai fornecer boas práticas e histórias de sucesso sobre o tema Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos e apoiar o desenvolvimento sistemático de uma orientação mais eficaz em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos. Tal será possível através de uma rede pan-europeia de aprendizagem entre pares para peritos em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos. As atividades do projeto promoverão a troca de conhecimentos, divulgarão soluções e conhecimentos inovadores e envolverão agricultores, atores locais e consultores, até chegarem aos consumidores.
Além disso, o COREnet reconhece o papel desempenhado pelo Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola (AKIS), relevante para o crescimento e desenvolvimento sustentável das Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos. Assim, o projeto irá promover e integrar o aconselhamento e a diversidade dos consultores em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos nos AKIS nacionais, enquanto apoia o seu trabalho com novas ferramentas. Ao integrar esta parceria internacional, que já aprofunda este tema há muitos anos, a Associação In Loco vai contribuir com a sua experiência e a da comunidade de Associações de Desenvolvimento Local e os Grupos de Ação Local que estas dinamizam em Portugal, para que se opere um saldo qualitativo determinante na afirmação das Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos e dos Sistemas Alimentares Territorializados que lhes estão subjacentes, enquanto formas sustentáveis e robustas de produção e consumo de proximidade, contribuindo desta forma para o direito universal a uma alimentação adequada, a melhoria da qualidade de vida das populações, modos de produção mais justos e sustentáveis e a diminuição dos impactos ambientais.
A Associação In Loco será a responsável pela implementação em Portugal de todas as fases de desenvolvimento do projeto COREnet, coordenado pela Universidade de Foggia e que envolve 13 parceiros de 11 países, que representarão o conceito de «multi-atores» dentro da cadeia agroalimentar e têm uma forte especialização em serviços de aconselhamento e orientação prática em Cadeias Curtas de Abastecimento de Alimentos de toda a UE-27. O projeto teve início em meados de setembro de 2022 e desenvolve as suas atividades até 2027.
Conheça o projeto aqui.
Fonte: Rede Rural Nacional