Nova marca de batata Princesa Amandine já se encontra disponível no mercado português

A batata Princesa Amandine já está disponível a nível nacional nos lineares de grandes superfícies como Sonae, Auchan, Pingo Doce, Aldi e Intermaché.

Batata Princesa Amandine

O nascimento da marca, Princesa Amandine Ibérica, é a conjugação de 4 empresas, Ibérica de Batatas (Madrid), Zamorano (Barcelona), Udapa (País Basco) e a portuguesa Campotec que se unem para lançar uma nova marca de batata que agrega valor a um mercado maduro. «Queremos ser, em cinco anos, uma variedade reconhecida por consumidores e distribuidores, com um posicionamento de produto de qualidade, mas para o uso diário. A nossa variedade de batata, que pertence ao segmento de batatas de polpa firme, não existe atualmente no mercado nacional, por isso começámos do zero», refere Alfonso Sáenz de Cámara Barrón presidente da Princesa Amandine Ibérica.

Este conjunto de empresas uniu esforços e constitui-se para comercializar e promover uma batata de polpa firme, conhecida em França pelas suas características organoléticas únicas, com o objetivo de criar valor no mercado.

Portugal é 42,4% autossuficiente em batata, sendo por isso cada vez mais necessário aumentar a produção de batata de forma a reduzir as importações. Todos os anos são produzidas em Portugal cerca de 500 mil toneladas, com uma área de cultivo de 22 mil hectares, entre elas, a zona Ribatejo e Oeste de maio a setembro, a batata Princesa Amandine, encontra o seu local de cultivo.

«O nosso principal objetivo é promover a Princesa Amandine para que em Portugal se coma mais batatas de forma saudável; cozidas, em saladas, guarnições, purés, formas de consumo de baixa caloria de batata, que já se fazem noutros países europeus e não aqui; Tem sido feito um grande esforço para adaptar a imagem da Princesse Amandine ao mercado ibérico e, para isso, iremos colocar em prática um grande plano de comunicação e marketing para fazer desta batata a preferida dos consumidores», refere Sáenz de Cámara.

Este plano inclui presenças em televisão, meios de comunicação especializados, promoções e ações no ponto de venda, que pretendem ajudar a divulgar a imagem marcante desta batata, que se destaca das restantes prateleiras pela sua inovadora embalagem cor-de-rosa.

Produção local

Além do contrato de concessão da marca, a associação francesa assinou um contrato de concessão de produção. Até 2020, já está previsto plantar mais de 55 hectares em Espanha e Portugal, espalhados pelas regiões da Andaluzia (Sevilha), Castela e Leão, Múrcia (Cartagena) e zona Ribatejo e Oeste . «É a primeira vez que abrimos a possibilidade de produzir a princesa Amandine em outro lugar que não em França. Mas a produção local faz parte das expectativas sociais», afirma Francisco Moya, presidente do grupo de trabalho franco-ibérico e diretor da sociedade Négonor.

Alfonso Sáenz de Cámara acrescenta que «a nossa associação chama-se “Asociación Princesa Amandine Ibérica” e, como o próprio nome indica, seremos responsáveis ​​pela comercialização no mercado espanhol e português. Por outro lado, assumimos também o nosso próprio compromisso de fornecer batatas aos membros da associação em França nos meses de batata nova espanhola, altura em que eles não têm produção no seu país. Procuramos ser complementares».

Supermercados

Depois do sucesso alcançado em França, onde é comercializada há uma década nas principais redes de supermercados, Princesa Amandine está disponível em Portugal nas lojas Sonae; Auchan; Pingo Doce; Aldi e Intermaché. Em breve, estará disponível em outras redes de distribuição. Para comemorar o seu lançamento em Portugal, a marca devolve o valor de compra aos primeiros consumidores que decidam experimentá-las esta operação terá lugar de 15 de novembro a 15 de janeiro.

O objetivo desta iniciativa é promover o consumo da batata em Portugal, introduzindo novas variedades destinadas a satisfazer as novas exigências e hábitos culinários dos consumidores que procuram produtos de qualidade e uma forma mais saudável de cozinhar. Cremosa, leve e saborosa ao mesmo tempo, adapta-se a qualquer prato e é adequada para todas as receitas: alourada, salteada, gratinada, cozida ao vapor, assada ou em saladas.

Tratada com extremo cuidado desde o cultivo até a colheita, os exigentes requisitos técnicos que o produto deve superar e a homogeneidade que deve apresentar, colocam-no na mais alta faixa de qualidade no mercado.

A batata Princesa Amandine é a única batata que oferece a mesma variedade durante o ano inteiro, o que significa que durante o ano inteiro não altera a qualidade nem o sabor. Com um formato mais longo e homogéneo que as demais variedades, assim como uma casca lisa e regular, a batata Princesa Amandine possui características que marcam a diferença na sua aparência, enquanto a sua maciez, leveza e sabor, tornam-na numa clara aliada dos consumidores pela versatilidade culinária.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip