Nestlé Portugal conseguiu reduzir 47% de emissões de gases com efeito de estufa na última década

Nas vésperas da comemoração do Dia Mundial da Terra, a Nestlé Portugal faz um balanço sobre a forma como se estão a desenvolver os seus compromissos de sustentabilidade. A nível global, a companhia está a desenvolver esforços para uma redução de 20% nas emissões até 2025 e uma redução absoluta de 50% até 2030 em relação aos valores verificados no ano de 2018. Até 2050 a companhia pretende atingir a neutralidade carbónica, mesmo tendo em conta o crescimento da empresa.

Em Portugal, temos contribuído através de vários projetos como a extensão do transporte intermodal (combinado entre ferroviário, rodoviário e marítimo) na cadeia de abastecimento da companhia no nosso país, que só em 2022 conseguiu reduzir 700 toneladas de emissões de CO2; a obtenção da totalidade da energia elétrica necessária ao funcionamento das várias estruturas que a Nestlé tem no país a partir de fontes de energia renováveis certificadas e o trabalho que a companhia está a fazer com agricultores do Alentejo, produtores do trigo utilizado para fabricar CERELAC, na promoção de práticas agrícolas regenerativas em cerca de 630 hectares.

Ainda em Portugal, a Nestlé está também a fazer a transição da sua frota de veículos, comerciais e não comerciais, de combustível fóssil para veículos elétricos, um projeto designado Green Fleet, que, em dois anos, contribuiu para a redução de 471 toneladas de CO2 em Portugal. Somadas todas estas iniciativas, em Portugal, a Nestlé conseguiu, na última década uma redução de 47% nas suas emissões de CO2 nas suas operações, que incluem duas fábricas, uma localizada em Avanca (multiproduto à base de cereais) e outra localizada no Porto (cafés torrados), uma sede em Linda-a-Velha, que conta também com 351 painéis fotovoltaicos com uma capacidade de captação de CO2 equivalente a 2118 árvores adultas, e com cinco delegações comerciais.

"Na Nestlé Portugal, estamos orgulhosos do nosso contributo para o progresso dos compromissos globais de sustentabilidade e de promoção de sistemas alimentares regenerativos. Os nossos projetos e ações têm como objetivo garantir um futuro mais sustentável, reduzindo o nosso impacte ambiental e promovendo práticas agrícolas regenerativas em toda a nossa cadeia de valor. Queremos liderar a mudança e ser um exemplo a seguir em Portugal", afirmou Beatriz Guimarães, Sustainability Leader da Nestlé Portugal.

Paralelamente a estes projetos de redução de emissões de gases com efeito de estufa e de promoção de uma agricultura regenerativa de solos, a Nestlé Portugal tem vindo a promover a biodiversidade com o projeto “Juntos pelas Abelhas”, através dos quais apoia os apicultores nacionais com a oferta de novas colmeias para reposição das que todos os anos são perdidas nos incêndios florestais de verão. Nos dois primeiros anos da iniciativa - 2021-2022 - a Nestlé contribuiu com 700 novas colmeias distribuídas por todo o país.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip