Nestlé apoia práticas de agricultura regenerativa

Enquanto signatária do compromisso da ONU “Business Ambition for 1.5 °C”, a Nestlé é uma das primeiras empresas a revelar o seu plano detalhado e a fazê-lo antes da data prevista. A empresa está a tomar medidas para reduzir para metade as suas emissões até 2030 e para atingir as zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050 – mesmo tendo em conta o crescimento da empresa.

Nestlé

As ações estão tomadas para atingir este objetivo estão centradas em três áreas principais: apoiar os agricultores e os fornecedores de matérias-primas para fazerem avançar a agricultura regenerativa, plantar centenas de milhões de árvores nos próximos 10 anos e completar a transição total da empresa para eletricidade 100% renovável, até 2025. Além disto, a Nestlé tem vindo a aumentar continuamente o número de marcas “neutras em carbono”.

Paul Bulcke, Chairman da Nestlé, afirmou: «O Conselho de Administração da Nestlé reconhece que a tomada de medidas decisivas para lutar as alterações climáticas tem uma importância estratégica e por isso apoia a aceleração e o incremento das ações da empresa, no sentido de garantir o seu sucesso a longo prazo e contribuir para um futuro sustentável para as gerações vindouras».

Este plano é o resultado de uma completa revisão feita aos negócios e às operações da Nestlé para identificar e entender a amplitude do desafio e, com isso, determinar as ações necessárias para o levar por diante. Os 92 milhões de toneladas de gases com efeito estufa emitidos pela empresa em 2018 servirão agora de referência para medir o nosso progresso.

«Enfrentar as mudanças climáticas não pode esperar e nós também não. É fundamental para o sucesso a longo prazo dos nossos negócios», afirmou Mark Schneider, CEO da Nestlé. «Temos uma oportunidade única de lidar com as alterações climáticas, uma vez que operamos em quase todos os países do mundo e temos o tamanho, a escala e o alcance para fazer a diferença. Trabalharemos em conjunto com os agricultores, com os parceiros da indústria, com os governos, com as organizações não governamentais e com os consumidores para reduzir a nossa pegada ambiental».

Três áreas de atuação principais

A empresa está já a trabalhar com os seus 500 000 agricultores e 150 000 fornecedores para os apoiar na implementação de práticas de agricultura regenerativa. Essas práticas melhoram a saúde do solo e mantêm e restauram os diversos ecossistemas.

Em troca, a Nestlé está a recompensar os agricultores comprando os seus produtos a um preço mais elevado e em quantidades maiores, co-investindo nas despesas de capital necessárias.Desta forma, a Nestlé espera obter mais de 14 milhões de toneladas de matérias-primas através de agricultura regenerativa até 2030, contribuindo para aumentar a procura por estes produtos.

Simultaneamente, a Nestlé está também a ampliar o seu programa de reflorestação com o objetivo de plantar 20 milhões de árvores todos os anos, durante os próximos 10 anos, nas áreas geográficas onde obtém as suas matérias-primas. Mais árvores significam mais sombra para as plantações, mais carbono removido da atmosfera, maiores rendimentos e uma melhoria da biodiversidade e da saúde do solo.

As principais cadeias de fornecimento de matérias-primas essenciais da Nestlé, como o óleo de palma e a soja, estarão livres de desflorestação em 2022. Através de atividades como estas a Nestlé está a construir parcerias de longo prazo e proporcionar às comunidades agrícolas rendimentos maiores e mais seguros.

Nas suas operações, a Nestlé espera completar a transição das suas 800 unidades nos 187 países onde opera para eletricidade 100% renovável nos próximos cinco anos. A empresa está já a proceder à troca da sua frota global de veículos para opções de emissões mais baixas e reduzirá e compensará as suas viagens de negócios até 2022. Estão também a ser adotadas medidas de proteção e de regeneração da água e medidas de combate ao desperdício alimentar nas suas operações.

Dentro do seu portefólio de produtos, a Nestlé está continuamente a expandir a sua oferta de alimentos e bebidas à base de plantas e está a reformular os seus produtos por forma a torná-los mais ecológicos. Está igualmente a aumentar o número de marcas “neutras em carbono” que disponibiliza, oferecendo aos consumidores a oportunidade de contribuírem para a luta contra as alterações climáticas.

Os alimentos à base de plantas da marca Garden Gourmet bem como os suplementos Garden of Life, atingirão a neutralidade carbónica em 2022. Os alimentos à base de plantas Sweet Earth, entre outras marcas, farão o mesmo até 2025. Todos estes objetivos acrescem ao compromisso da Nespresso, da S. Pellegrino, da Perrier e da Acqua Panna de atingirem a neutralidade de carbono até 2022, com os restantes produtos da categoria Nestlé Waters a alcançarem o mesmo objetivo até 2025.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip