NEC – Inteligência Artificial melhora produção de tomate

Texto: Carolina Mateus

A NEC Corporation foi fundada em 1899, oferecendo 123 anos de experiência em inovação tecnológica nas TIC para ajudar as pessoas, as empresas e a sociedade em geral. O Grupo NEC emprega mais de 110.000 pessoas a nível mundial, faturando anualmente acima de 21.000 milhões de euros dos quais reinveste todos os anos, cerca de 4%, em Investigação e Desenvolvimento. A NEC é uma multinacional japonesa e um dos principais fornecedores de soluções integradas de TI e Telecomunicações (TIC) em todo o mundo, tendo como visão ser uma empresa líder a nível global, que tira partido do poder da inovação para ajudar a construir uma sociedade da informação mais amiga das pessoas e do meio ambiente.

Através da oferta de uma combinação de produtos e soluções que cruzam a experiência da empresa com os seus recursos globais, a NEC, com as suas tecnologias avançadas, está empenhada em satisfazer todos os requisitos específicos da sua, muito diversificada, base de clientes internacionais. Em Portugal, a NEC está presente desde 1995, fornecendo um leque de soluções focadas nas áreas de infraestrutura para TIC e soluções para a sociedade. Nas soluções de infraestrutura para TIC destacam-se as soluções para rede móvel 5G Open RAN e as soluções de transmissão ótica e IP. Exemplos de soluções para a sociedade, são as soluções para segurança pública biométrica, cidades inteligentes e agricultura de precisão.

CROPSCOPE

Em 2018 a NEC lançou a sua aplicação Cropscope, para fornecimento de recomendações de irrigação e fertilização em campos de produção de tomate de indústria, assim como visualização de informação relevante sobre o estado da cultura em cada campo de cultivo. Desde então, a NEC tem vindo a aperfeiçoar ambas as componentes do Cropscope (recomendações e visualização), tendo chegado a uma versão da solução que os agricultores, que a têm testado e utilizado nas suas campanhas de produção de tomate, consideram ser atualmente a mais completa e satisfatória do mercado.

Em que consiste esta tecnologia?

«A tecnologia que implementámos utiliza dados recolhidos automática e remotamente, por meio de informação meteorológica e fotos de satélite, que depois de processados enviam informação aos produtores para que estes possam rapidamente perceber o que está a acontecer com os seus campos e, em caso de problemas com a cultura ou com o campo, conseguem assim atuar mais rapidamente onde é mais urgente», explica João Paulo Fernandes, diretor-geral da NEC Portugal. Dentro desta componente remota, é possível dar informação sobre, (i) a evolução da cultura que permite ao produtor perceber se o campo está bem desenvolvido ou se há zonas com problemas, sendo então mais fácil verificar quais as ações a tomar para retomar o desenvolvimento desejado, (ii) riscos de doenças que permitem programar os tratamentos que a cultura necessita e, (iii) dados meteorológicos detalhados que permitem uma planificação da rega com mais rigor, entre outras. 

Para além desta componente de dados recolhidos remotamente, há também a opção de colocar sensores de humidade de solo junto à cultura, que permite não só acompanhar o efeito da rega com muito mais precisão, como também regular a forma como é executada a rega, o que irá traduzir-se numa cultura muito mais saudável e mais produtiva no final da campanha. Ainda na componente mais local, a aplicação tem uma funcionalidade de comunicação, entre as equipas que gerem os campos, permitindo que os produtores registem dados locais da sua cultura, por utilização de comentários e fotos com a localização exata do que está a ser registado, para melhor seguimento das ações a executar.

Cropscope em Portugal

«Em Portugal temos 6 produtores, de diferentes dimensões, a utilizar o Cropscope, bem como uma fábrica de processamento de tomate. Em Espanha, estamos a trabalhar com os produtores associados a duas fábricas de processamento de tomate, e ainda uma outra fabrica em Itália», conta o diretor.

Benefícios da aplicação

Há duas grandes vantagens na utilização da aplicação, que são reconhecidas pelos utilizadores, e que têm a ver por um lado com a facilidade de utilização da aplicação, por ser muito intuitiva e poder ser utilizada num dispositivo móvel, e por outro lado por ter bastantes funcionalidades concentradas literalmente na palma da mão, o que lhes facilita imenso a verificação dos dados do campo. «Adicionalmente e também de acordo com o feedback que temos dos nossos clientes, a utilização da nossa aplicação tem-lhes permitido controlar muito melhor os campos, no sentido em que sabem melhor e mais rapidamente o que está a acontecer, e, portanto, conseguem fazer um planeamento das atividades de forma mais efetiva. Em especial no que respeita à rega, a utilização da nossa aplicação ao longo do tempo tem-se traduzido numa poupança de água, sem comprometer o comportamento da cultura, conseguindo inclusive produções mais elevadas e estáveis ao longo do período de tempo em que o CropScope é utilizado. Portanto, há aqui um benefício de aumento e estabilização de produções com redução da fatura de consumo de água, que é não só económico como também de sustentabilidade ambiental», afirma João Paulo Fernandes.

PARCERIA COM A KAGOME

A parceria com a Kagome foi estabelecida desde o início do projeto, em 2015, no sentido de complementar com o seu conhecimento agronómico e do mercado agrícola, as competências tecnológicas aportadas pela NEC. Esta parceira manteve-se e fortaleceu-se durante todo o desenrolar do projeto, dado o crescente interesse da Kagome na solução tecnológica que estava a ser desenvolvida e nos ganhos de eficiência que a sua aplicação ao mercado de tomate de indústria permite obter. Este crescente interesse desembocou no atual investimento, em conjunto com a NEC, no lançamento da DXAS Agricultural Technology.

O FUTURO

Os projetos futuros passam, acima de tudo, pelo crescimento da atividade da DXAS Agricultural Technology de forma sustentada, assegurando que os produtores nacionais de tomate e, no futuro, de outras culturas, possam ter uma vida mais facilitada no muito exigente dia-a-dia da produção agrícola, ajudando-os a superar os enormes desafios que a seca continuada dos últimos anos e as alterações climáticas em geral, lhes vêm colocando. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip